TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPs ADM Financeira etapa 1

Por:   •  6/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Aula-tema: O que é Administração Financeira e Orçamentária. Tipos de negócios.

Planejamento da administração financeira

De acordo os autores Kuster e Nogacz (2013) o principal papel do Administrador Financeiro é administrar a tesouraria da empresa, responsabilizar-se pelo dinheiro, bem como sua entrada e saída e preservar o retorno exigido pelos acionistas.

É importante a boa administração do caixa, pois as empresas que fracassam geralmente são pela falta de habilidade gerencial de seus administradores.

O administrador necessita conhecer os recursos financeiros e contábeis disponíveis para a sua melhor utilização, controle, ajuste e projeção dos resultados.

Os autores Groppelli e Nikbakht (2012) enfatizam que o conhecimento de finanças não deve se restringir aos tesoureiros, controladores e planejadores financeiros. Se contadores estatísticos e profissionais de marketing ou até mesmo diferentes departamentos entendessem dos princípios de finanças, poderiam participar efetivamente da tomada de decisões.

A ferramenta financeira que permite ao administrador monitorar o equilíbrio e desequilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro durante um período determinado é o Fluxo de Caixa, o mesmo antecipa as medidas que possibilitam assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa.

Conforme os autores Kuster e Nogacz o Fluxo de Caixa é elaborado em períodos, deve compreender um resumo do cronograma das despesas e investimentos, das receitas previstas e épocas de realizações, dos pagamentos parciais ou totais de obrigações, bem como de novas obrigações a contratar, possibilitando prever:

As projeções das entradas e saídas de recursos;

Os períodos deficitários e superavitários da projeção;

Os resultados finais por períodos.

Interferência do tempo sobre a moeda

O valor do dinheiro muda com o passar do tempo, o dinheiro em caixa hoje vale mais do que no futuro.

A principal meta do administrador financeiro é aumentar o valor do dinheiro agora ao invés de depois e estar atento aos fatores que diminuem o valor ao longo do tempo.

As três razões mais importantes pelas quais o valor do dinheiro decresce progressivamente ao longo do tempo são as seguintes:

Inflação;

Risco;

Preferência pela liquidez.

Inflação: Trata-se do aumento geral de preços na economia. O poder de compra do real hoje é maior do que será amanhã, por motivo do aumento de preço que diminuirá o valor desse real.

Risco: Risco ou incerteza acerca do futuro, também diminui o valor do dinheiro. O risco aumenta com o passar do tempo e a maioria das pessoas desejam evitar o risco, valorizam o dinheiro que tem do que a promessa de dinheiro no futuro, caso contrário somente se forem adequadamente recompensadas pelo risco assumido.

Não existe garantia que o dinheiro investido hoje estará disponível amanhã, não se pode prever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com