TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Ciencias Contabeis Adm Financeira Etapa 2 E 3

Trabalho Escolar: Atps De Ciencias Contabeis Adm Financeira Etapa 2 E 3. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Ciências Sociais estuda os aspectos sociais do mundo, a vida social do individuo e grupos humanos, buscam objetividade através da utilização do método cientifico. As Ciências Sociais se desenvolveram no século XX com as obras de Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber e seu carro-chefe foi a Sociologia.

A ciencia se preocupa com o comportamento humano, onde, cada ciencia social aborda um aspecto diferente.

Etapa 1

Passo 1

A construção social da realidade

Resumo da obra

A obra mostra a realidade o que constitui a vida cotidiana do mundo. Segundo o autor, para entender a realidade da vida cotidiana é necessário ter ciência de que a filosofia é inerente a essa construção, entendida como fenômenos que existem independentes da nossa vontade, é construída por uma conjunção de fatores sociais, decorrentes da ação humana. A abordagem complementar apresenta a dialética realçada em toda a obra: O Homem constrói a realidade social ao mesmo tempo em que é por ela influenciado.

Coexistem diversas realidades, mas a que atua como com maior intensidade na dialética comentada é a realidade da vida cotidiana, que apresenta comportamentos diferentes entre o homem simples e o filósofo. Sustentada pela realidade da vida cotidiana, a sociedade se apresenta em duas perspectivas complementares, como realidade objetiva e como realidade subjetiva. A primeira com seus mecanismos básicos de institucionalização e legitimação. A segunda a partir de um processo de interiorização da primeira, com seus mecanismos de interiorização, dependente ou não das estruturas sociais, complementados pelas teorias sobre a identidade e pela relação entre o organismo e a identidade, dando ao indivíduo uma condição única na sociedade, embora por ela influenciado. Entendo que construímos uma realidade o qual somos influenciados geralmente argumentamos com intensidade a realidade da vida cotidiana que a sociedade representa em duas representações complementares a realidade objetiva e subjetiva, ou seja, pessoa que age pela razão ou pela emoção. Esta condição única do indivíduo na sociedade é construída tendo como elementos básicos tanto os aspectos culturais do grupo social no qual o indivíduo está inserido, quanto as escolhas e os critérios de decisão do referido.

Passo 2

Cultura É um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc.), estando em permanente processo de mudança.

Individuo Responsável por sua ação, é apenas o ser humano que podem ou não participarem de grupos.

Sociedade Sociedade são o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes e que interagem entre si formando uma comunidade.

Passo 3

Problema e Solução No Brasil a Saúde vem sendo um dos principais problemas de alta complexidade da atualidade. Os gestores encontram muita dificuldade em lidar com as questões relacionadas à saúde/doença quando se trata da qualidade do atendimento, principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS).Para minimizar o problema foi desenvolvido o cartão SUS que é um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e conter dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados em qualquer lugar do país, futuramente com avanços da tecnologia esta funcionalidade acredito que será desenvolvida com a seu próprio dedo digital.

Etapa 2

Passo 2.1

A classe operaria vai ao paraíso. O personagem central do filme é conhecido pelo apelido de Lulu. Ele é um metalúrgico considerado como o operário-padrão pela gerência da fábrica na qual trabalha, devido ao fato do mesmo se submeter voluntariamente a um ritmo desumano de produção, no qual presta-se a servir de parâmetro para calibrar a produtividade dos colegas; quando os engenheiros de produção passam a exigir que os demais produzam tantas peças/tempo quanto ele visando apenas o aumento dos lucro, equiparando os operários a simples máquinas de produção. Com o objetivo de ganhar um valor extra no salário o personagem central acaba trabalhando varias horas consecutivamente, o que ocasionou o desenvolvimento de vários problemas como, por exemplo, o cansaço físico, a ocorrência problemas comportamentais. Como resultado de todos esses fatores, Lulu acaba tornando-se vítima de um acidente de trabalho no qual perde um dedo. Somente a partir deste fato lulu passa a refletir sobre suas atitudes em relação ao trabalho, pois o mesmo antes não fazia objeções a nada somente queria agradar a seus patrões, passando a partir deste fato a se questionar se suas ações são realmente as corretas. Com isso ele desenvolve o interesse em participar do movimento sindical local, mas precisamente o de visão radical, que está justamente em luta contra esse sistema de produção por peça, que representa um retrocesso em relação à remuneração por tempo de trabalho do individuo. Podemos observar no decorrer deste filme o conceito clássico da alienação desenvolvida pelo capitalismo, no qual se pode ter a imagem do operário-padrão, sem consciência, pois acredita que o trabalho duro pode lhe dar os meios para melhorar de vida, desta forma e condicionado a pensar, atuar sem que realmente reflita sobre seus atos sendo que a fabrica controla seu tempo seu corpo e seu saber. Por acreditar neste fato, persegue incessantemente as metas traçadas pelos gerentes. Mas o dinheiro nunca é o suficiente para satisfazer a todas as necessidades. O desgaste físico e mental impede que o trabalhador obtenha alguma satisfação até mesmo dos objetos de consumo aos quais tem acesso. A solução para esta questão somente será descoberta através de muita luta e sofrimento. Pois não se trata da solução de um problema individual, mas sim de uma coletividade por abranger grande parte dos seres humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com