TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AV2 segundo semestre

Por:   •  22/10/2015  •  Resenha  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 8

ESTRUTURA DE MERCA DO SUPERMERCADISTA

Trabalho apresentado ao Curso AdÉtica,Politica e Sociedade ministração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Métodos Quantitativos, Economia e Ética,Politica e Sociedade .

Prof. Ms. Leuter D.Professora Paula Klefens, Profa Maria Carolina

Chapecó SC

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 OBJETIVOS

3 DESENVOLVIMENTO

4 CONCLUSÃO

5 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 INTRODUÇÃO

Esta apresentação tem intuito de explanar sobre o tema proposto a atividade interdisciplinar, com autonomia sobre os diferentes temas de fundamentos e teoria organizacional, comunicação e linguagem, homem, cultura e sociedade e comportamento organizacional, não com total domínio, mas com mínimo conquistado pelo estudo do tema proposto.

Desenvolver as áreas especificas, em função da leitura, comunicação, e informações adquiridas, formar visão e potencializar os conhecimentos.

O Trabalho Interdisciplinar é fundamental, atualmente no desenvolvimento dos acadêmicos, para se tornar profissionais competentes conciliando a teoria e a prática.

Visando retratar e conhecer um pouco mais sobre a realidade das empresas, objetiva-se na realização deste trabalho conciliar a teoria com a técnica utilizada pela a empresa na sua gestão.

2 OBJETIVO

  • Construção do conhecimento

Objetivos Específicos

  • Capacidade de análise
  • Senso sobre o que melhor pode ser utilizado, dependendo de cada caso e aprovação no semestre
  • Autonomia sobre o assunto

3 DESENVOLVIMENTO

Três princípios de Fordismo presentes fortemente na atualidade nas organizações de grande, médio ou pequeno porte são basicamente, hierarquia vertical, com repressões de ideias, voz e principalmente da criatividade do colaborador.

Outra é pouca mobilidade do trabalhador, com poucas ou nenhuma atividade que o tire da rotina frenética fazendo que a mobilidade seja parte da ineficiência dada pela medida do tempo, fazendo também que não tenha uma regularidade em sua atividade diária, pois começa o dia bem e tende a cair a qualidade ao longo do dia, por outro lado organizações como a google onde o profissional é cobrado pelo seu resultado e cumprimento dos prazos em cada projeto dá espaço ao colaborador para sair a qualquer momento de sua rotina diária, fazendo com que tenha melhor resultado em cada atividade praticada, com sua melhor qualidade e com muito maior criatividade.

Outro fator presente nas organizações é processo tipicamente masculino, principalmente nas empresas prestadoras de serviços como por exemplo:

  • Autocenter
  • Transportadoras

Paradigmas que não representam a atualidade pois há mulheres com igual ou melhor preparação que alguns homens para algumas tarefas, ou no mínimo completanda a qualidade de execução do trabalho por terem formas diferenciadas de agir e pensar.

A economia gerada pela produção em massa vem de vários fatores. Em primeiro lugar ela permite a redução de vários tipos de esforço não produtivo.

Na produção artesanal, o artesão precisa adquirir os componentes, juntar as diversas partes e precisa localizar as várias ferramentas que utiliza durante as muitas tarefas que realiza.

Na produção em massa, cada trabalhador repete uma ou poucas tarefas relacionadas, que utilizam a mesma ferramenta, realizando operações praticamente idênticas no fluxo de produtos.

A ferramenta certa e os componentes necessários estão sempre a mão, o trabalhador gasta menos tempo obtendo ou preparando materiais e ferramentas, consequentemente, o tempo gasto na produção de um produto é menor do que nos métodos tradicionais.

A probabilidade de um erro humano ou de variação na qualidade também é reduzida, já que as tarefas são predominantemente realizadas por máquinas. A redução nos custos do trabalho, como o aumento nas taxas de produção, possibilitam que a empresa produza grandes quantidades de um produto por um preço mais baixo que os modos de produção tradicionais, que não utilizam métodos lineares.

Porém, a produção em massa é inflexível e torna difícil a alteração no desenho de um processo de produção cuja linha de produção já foi instalada.

Além disso, todos os produtos produzidos por uma linha de produção serão idênticos ou muito similares, e não podem ser criados para atender gostos e preferências individuais.

Entretanto, alguma variação pode ser obtida se forem aplicadas finalizações e acabamentos no final da linha de montagem, se necessário.

“O interessante é a busca a todo custo da eficiência” outro exemplo de trabalho informal que pode ter uma ligação com o fordismo é as barraquinhas de cachorro quente estacionadas nas ruas após o horário comercial, tem o trabalho igualmente utilizada na produção em massa, pois o pão passa e vai recebendo os condimentos da mesma forma que a indústria automobilística no séculos anteriores.

Atualmente a relação do homem com o trabalho está em desenvolvimento, as empresas estão tendo grandes dificuldades com a satisfação (manutenção) de seus talentos, deixando espaço para que busquem sua satisfação em outra organização.

As empresas mais a frente de seu tempo já trabalham fortemente esta manutenção dos talentos com  treinamentos, feedbacks, abertura de espaços para que o colaborador possa expor suas ideias e contribuir para o crescimento da organização, podendo participar dos projetos e até mesmo tendo “voz” juntamente com a alta direção, com isso entende-se que a evolução está acontecendo e as organizações se adaptando, tudo isso fará com que a relação satisfação x sofrimento esteja cada vez mais desenvolvido a satisfação fazendo com que praticamente não haja sofrimento.

Algumas características que facilmente são encontradas nos “Mc Donalds” são:

  • Homogeneidade dos produtos, ou seja, são todos iguais e com mesmo sabor e preço em qualquer lugar independentemente da vontade do cliente.
  • Rotinas padronizadas de trabalho, pessoas com mesma função fazendo exatamente a mesma coisa em qualquer lugar onde haja “Mc Donalds” e do mesmo modo durante toda sua jornada de trabalho.
  • Homogeneização dos clientes, do consumo, etc...

A cultura de um povo é um reflexo de suas ideologias, ou seja, o que o povo acredita e defende, reflete na sua forma de se expressar. Isso nos da à ideia de que a ideologia faz parte da cultura dentro de tradições, hábitos, religião e ideias. Se não tivéssemos ideias, a cultura não poderia existir.

Cultura resumidamente pode ser definida como: um processo literário de um povo.

Já a ideologia nada mais é do que um conjunto de representações para orientar as suas ações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com