TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA DIREITO TRIBUTARIO

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Direito e Legislação

Nome

Wendel Rodrigues de Oliveira

RA

9025460142

Atividade de Autodesenvolvimento

        


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Direito e Legislação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

        

O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E IMPOSTO DE RENDA

O principio da capacidade contributiva esta prevista no §1º do art. 145 da Constituição Federal, os impostos são graduados de acordo com a capacidade econômica de cada contribuinte. Esses impostos ou tributos estão embutidos em todo tipo de matéria prima que consumimos. A capacidade econômica de um país gira em torno de dedução de impostos e é necessária para que se garanta a manutenção de uma existência digna para o contribuinte e sua família. Tais gastos pessoais obrigatórios (com alimentação, vestuário, moradia, saúde, etc.).

                

O Brasil detém o posto de quinto país com carga tributaria do mundo. Se esses impostos fossem usados de forma correta, não teríamos pessoas morando em casas de madeira e sob os rios, sem saneamento básico, etc. O nosso governo federal, distrital e municipal mantém uma carga tributaria que sufoca toda a população. O imposto de renda que é descontado em folha de pagamento segue um tabela adotado pela receita federal. Esses parâmetros foram discutidos pelo nosso legislativo e executivo com teto máximo de 27,5%. Não concordo com esse critério adotado pela receita federal.

Temos que mobilizar a sociedade e exigir desses nossos governantes mudanças e assim podermos garantir o acesso a educação, saúde, moradia, etc. A nossa constituição, garante igualdade de direitos a todos os cidadãos e isso não acontece no nosso dia a dia. Espero que a nossa sociedade busque nas nossas urnas mudanças e que o nosso Brasil possa crescer e garantir igualdade de direito a todos.

REFERÊNCIAS

CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de Direito Constitucional Tributário. 10ª ed.São Paulo: Malheiros, 1997.

COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. Curso de Direito Tributário Brasileiro. 11ªed., rev e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

MARTINS, Alan. Direito e Legislação: Direito Tributário. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.

PAOLIELLO, Patrícia Brandão. O princípio da capacidade contributiva. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2015. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (462 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com