TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Desenvolvimento Economico

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Desenvolvimento Econômico apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor.

Anhanguera Educacional

2015

Introdução

No trabalho a seguir iremos tratar sobre vários temas abordados na disciplina ao longo das atividades desenvolvidas, dentre elas podemos citar a globalização, sua importância na econômia, cultura e política, analisamos também qual a definição de capitalismo contemporâneo. Verificamos também o fenômenooutsourcinge sua utilização e necessidade dentro das empresas que optam por esse tipo de serviço.

Relatório

Passo 1 – Globalização, suas definições – sua análise no campo econômico, cultural e político. Expansão no Capitalismo Contemporâneo.

Primeiro precisamos definir o que é globalização: Globalização é um processo de integração econômica, social, cultural e politica. O período citado como seu inicio foi em tempos modernos, porém verifica-se relatos que a mesma iniciou nas viagens ao mundo pelos europeus.

Sua alavancada foi após a década de 80, onde envolvendo comércio, transações financeiras, entre outros movimentos que disserminaram seu conhecimento. Muitas empresas precisaram expandir seus horizontes para conquistar novos mercados, como base utilizaram países que haviam saído recentemente do socialismo. Foi assim que a internet começou a ser utilizada e outros meios de comunicação que facilitaram esses contatos. Assim evoluindo o processo mais rápido com a ajuda desses meios de comunicação.

Capitalismo Contemporâneo

O mesmo começou a partir da década de 60, onde a evolucação de novas tecnologias (computadores, engenharia genética, dentre outros) deram vida ao nome capitalismo contemporâneo.

Dentro desse aspecto também ocorreram mudanças socioeconomicas e culturais. A mudança ocorreu quando se teve a baixa da lucratividade, elevação da inflação, e demais situações nos países capitalistas. Isso ocorreu na segunda metade do século XX. Com esse cenário foi necessário a compreensão do espaço-tempo assim com a reestruturação no mercado de trabalho.

Passo 2 – Fenômeno de Outsourcing– Grandes marcas globais. Efeitos desse fenômeno para saúde financeira das empresas, mas também para os trabalhadores de seus países e dos países aonde forem produzir.

Irei citar nesse passo os gastos financeiros realizados na empresa definida como analise de estudo desse trabalho (que constam os dados no passo a seguir). A empresa selecionada foi a FIAT, onde o serviço de outsourcing esta sendo prestado pela BT, segue os dados referentes a alguns custos e a importância do desenvolvimento financeiro:

Foi fechado um contrato de cinco anos, e o valor pago foi de 450 milhões de euros para gerenciamento de serviços de TI em rede de mais de 40 países. Dentro dessa plataforma a empresa se comprometeu a criar um projeto/sistema onde além de melhor o acesso entre as filiais pelo mundo seria uma porta de acesso para os clientes terem acesso com mais facilidade aos produtos e recursos que a empresa oferece.

Para a saúde financeira da empresa podemos dizer que é de grande importância pelo simples fato de que com esse serviço realizado por uma empresa especialista no assunto trouxe de forma mais coerente às informações necessárias de forma que sejam acessadas de formas mais eficazes para todos interligados ao redor do mundo, assim um único sistema define todas as informações necessárias para tomada de decisão.

Com isso a geração de empregos aumentou, pois é necessário disponibilizar de pessoal para fazer todo esse procedimento funcionar com eficácia e eficiência dentro do que se é esperado pela empresa que contrata a outra para prestação de outsourcing.

Citando esses como exemplos têm muitas outras que utilizam o serviço de outsourcing. Com uma empresa especifica cuidando de determinada área a empresa pode se comprometer a prestar serviço de qualidade e se especializar em outra área.

Passo 3 –Escolher uma empresa e analisar como ele se adaptou ao processo de globalização. Demonstrar sua expansão além das suas fronteiras, como e por que pode ser considerada uma marca global, como sua cadeia de produção e/ou distribuição atual em diversos países, como ela se vincula ao mercado de capitais, qual sua relação com a mão de obra, etc.

Empresa: Grupo FIAT – Setor de TI

Dentro do cenario internacional a mesma é o maior grupo industrial da Itália e o pioneiro da indústria automotiva européia. A empresa projeta sua fabricação em automovéis, caminhões, tratores dentre outros. A FIAT esta atua em todo o mundo. Possue um grupo que emprega mais de 180 mil pessoas.

A sua marca global se dá pelo fato de existir nos quatro extremos do planeta. Seus produtos são utilizados por todos e assim podemos considera-lá um empresa globalizada por esse alcance além das fronteiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (167.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com