TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Desenvolvimento Economico

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RA

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor.


[pic 5]

  1. Introdução:

Neste trabalho trará a importância do desenvolvimento econômico em uma visão pessoal e uma visão sobre o que aconteceu e acontece hoje em dia. Mostrará como afeta a vida das pessoas e algumas pesquisas e opiniões para a melhoria de nossa economia.

  1. Descrição das políticas econômicas e suas consequências:

Era Getúlio Vargas: Getúlio Vargas assumiu a presidência com amplos poderes, suspendeu a Constituição, fechou o Congresso e nomeou interventores nos Estados. A maior oposição a essa centralização veio de São Paulo. Em 1932, formou-se uma Frente Única, que lançou a campanha a favor da Constituinte, em 1933, realizaram-se as eleições e em 1934 era aprovada a Nova Constituição, que concedia ao Governo Federal a maior parcela da arrecadação concedia ao Governo Federal.

A 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas foi deposto pelas Forças Armadas, sob o comando do general Góis Monteiro. Com o retorno de Getúlio Vargas ao poder, o país retomou o desenvolvimento sob o patrocínio do Estado tanto através de subsídios como através da implantação de infraestrutura para o crescimento do capital privado. Em 1951, Getúlio enviou ao Congresso o projeto de criação da Petrobrás.

Em 1954, o governo concedeu aumento de 100% no salário mínimo, em resposta os grupos conservadores se lançaram numa campanha contra Vargas.

Era JK: A política de JK, que era de base econômica desenvolvimentista, apresentou vários pontos positivos, mas também alguns negativos para o Brasil. Com a entrada de grandes empresas,

empregos foram gerados, contudo o país acabou ficando muito dependente do capital externo. A zona rural foi deixada de lado com o investimento na industrialização nas capitais, algo que prejudicou bastante os trabalhadores do campo e a produção agrícola. Brasília foi uma ótima ideia, contudo a dívida externa deixada por essa obra cresceu significativamente. Problemas com a migração e o êxodo rural descontrolados fizeram a pobreza e violência aumentarem consideravelmente.

Regime Militar: Nos 21 anos em que os militares permaneceram no poder, a economia brasileira cresceu num ritmo quase três vezes maior do que o alcançado nos primeiros 21 anos após a volta da democracia. No período em que essa expansão foi mais acelerada, entre 1967 e 1973, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 10,2% ao ano, em média, dobrando de tamanho em apenas sete anos. O resultado destoava tanto dos padrões da época que os analistas passaram a chamá-lo de “milagre brasileiro”.

O crescimento econômico ajudou a ditadura a ganhar legitimidade política durante a fase mais violenta do combate à esquerda armada e também mais tarde, quando chegou a hora de afrouxar o regime e era preciso convencer os oficiais radicais que pensavam o contrário. Mas a maneira como os militares conduziram a economia enfraqueceu as finanças do país e minou sua capacidade de sustentar por mais tempo o ritmo de expansão dos anos do milagre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (342.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com