TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Desenvolvimento Economico

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A – (UNIAN-SP)[pic 1]

Curso: Ciências Contábeis

5º Semestre

[pic 2]

[pic 3]

Osasco

01 de outubro de 2014.

Sumário

- Introdução        

1.        O Fenômeno Globalização.        

1.1        O conceito da globalização.        

1.2 _        O Meio Ambiente e a Globalização.        

1.3 _        Vantagens e Desvantagens da Globalização.        

1.4 _        A Globalização e sua influência cultural e política        

2.        O fenômeno Outsourcing.        

3.        EMBRAER e seu processo de globalização.        

Conclusão        

- Bibliografia        

Desenvolvimento Econômico

- Introdução

        Este trabalho tem objetivo apresentar um conceito básico sobre o fenômeno globalização, quando ela surgiu e qual seu objetivo. Ela representa uma série de fatores vantajosos e desvantajosos que irei relatar com mais detalhes no decorrer deste assunto.

        Além do fenômeno globalização, vamos entrar em um estudo de um processo que vem aumentando no Brasil e a pouco tempo, sofreu uma regulamentação por Lei que beneficia o trabalhador. Iremos falar da “outsourcing” ou terceirização de mão-de-obra, como conhecido pela maioria.

        Por fim, veremos como foi o processo de entrada de uma conceituada empresa brasileira no processo de globalização, que resultou na sua rápida expansão no mercado.

        

        03

  1. O Fenômeno Globalização.

1.1        O conceito da globalização.

        A globalização trata-se da quebra de fronteiras, transformando e interligando os mercados de diferentes países, possibilitando a expansão dos negócios antes restritos ao mercado interno, e agora avançando para mercados emergentes. Este complexo fenômeno, teve início na era da Revolução Industrial, no que resultou na consolidação do capitalismo. Com o grande avanço da Revolução Tecnológica e principalmente da Internet e outros meios de telecomunicação, em todo o planeta, vários mercados de vários países, viram a necessidade de expandir seus negócios para outros locais.

        Visando uma globalização econômica, alguns países resolveram se unirem, para melhorarem suas relações comerciais e industrias, dando surgimento aos blocos econômicos como o Mercosul e União Europeia.

1.2         O Meio Ambiente e a Globalização.

        A grande expansão do comércio internacional e a facilidade de aquisição de produtos, fizeram com que as empresas e indústrias que aderiram a globalização, necessitassem cada vez mais de matéria-prima, extraindo os recursos oferecidos pela natureza de forma agressiva, causando impactos negativos como a poluição, o desmatamento insustentável e a contaminação dos ambientes naturais, causando consequências graves para o planeta, provocando alterações climáticas, catástrofes ambientais, falta de água potável, prejudicando a vida dos seres vivos em geral.

1.3         Vantagens e Desvantagens da Globalização.

        Como qualquer fenômeno, a globalização traz seus pontos positivos e pontos negativos. As vantagens da globalização é que ela atrai investimentos, tecnologias e culturas de outros países, além de melhorar o relacionamento entre estes. Como ponto positivo, ela também é uma chave importante para economia, favorecendo a queda e controle da inflação, dando acesso a produtos importados de melhor qualidade e preços mais acessíveis ao consumidor.

        Já como desvantagens, temos a concentração de riquezas, fazendo com que a maior parte do capital, vá para os países mais desenvolvidos e apenas 25% desta fatia, vão para as nações em desenvolvimento, favorecendo a pobreza e até as causas do aumento do desemprego. Outro pronto negativo trazido pela globalização é a instalação de outros países mais ricos em países em desenvolvimento, podendo afetar a cultura local, a exploração insustentável de matéria-prima e o aproveitamento de mão-de-obra barata.                                                       04

1.4         A Globalização e sua influência cultural e política

        Como já havíamos estudados, a globalização significa o livre mercado entre os países e predominância da economia, mas pode afetar o espaço de ação dos governos, com relação ao aprofundamento da divisão internacional do trabalho, da concorrência, e da crise de endividamento dos estados nacionais. Além disso, apenas as diferenças étnicas, religiosas e linguística dos povos, podem facilitar a visão de uma maioria que se beneficia com a globalização e outra que é prejudicada pela libre ampliação dos mercados externos, possibilitando uma crescente desumanização.

        A questão do pluralismo cultural, vem se agravando nos últimos anos, dominado pelas empresas e difundido pela publicidade. A exemplo disso, temos o turismo que posta a pluralidade cultural a serviço do entretenimento, ensinando os jovens a ver-se apenas refletido no olhar exotizante de um consumidor externo.

        Na visão política, temos a globalização como uma das principais para o alcance do desenvolvimento social e a diminuição das desigualdades destas, mas até o momento, o processo da globalização não desencadeou melhoras de dos globalizados que se encontram abaixo da linha da pobreza absoluta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com