TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Direitos Humanos

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1: Para realizar esta atividade, leia a simulação de notícia jornalística apresentada, atentando-se para o fato de que o grupo de pessoas ingressou na Justiça com uma ação judicial visando à garantia de seu direito de manifestação. Observe que, em certa passagem do texto da notícia, aparece a palavra WRIT em “caixa-alta”. Essa palavra substitui expressão utilizada no texto original, alteração realizada propositalmente para esta atividade.

O writ correto que substitui o WRIT grafado no texto é o Habeas data: concedido: a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante,constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público; b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativa (CF, art. 5º, LXXII).

Pois está requerendo tal manifestação que seria agendado para certo dia, por isso o Habeas data é o correto a se substituir. As pessoas visam seu direito de manifestação, e para eles conseguirem tal manifestação teria que ser pacifica e sem confusões e o Habeas data garante que não aconteça afrontas contra a Polícia Militar.

Passo 2: Faça uma pesquisa na internet, AVA e no Livro-Texto (FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos Humanos. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2012) sobre os writs, que são ações especiais tendentes à obtenção de ordens jurídicas escritas para a defesa de direitos específicos.

2- Foi concedido nesta quarta-feira habeas corpus a 23 manifestantes que foram acusados de praticar atos violentos em protesto no Rio, entre eles 21 manifestantes tiveram liberdade concedida, entre estes estão 3 presos e outros 18 que deixam de ser considerados foragidos.

Dos 23, 2 continuam presos por ordem de prisão e também respondem pela morte de um cinegrafista. O fato ocorreu no Rio de Janeiro e as habeas corpus foram publicadas na rede social do na própria rede social do desembargador Siro Darlan.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com