TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO – TEMA 3

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - 1º termo, como requisito para obtenção da menção para disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

SUMÁRIO

Introdução …………………………………………………………………………… 3

Desafio humano para implantar a sustentabilidade e o papel de cada indivíduo na concretização da Agenda 21 …………………………………………………… 4

Agenda 21 pessoal …………………………………………………………………… 7

Relatório Final …………………………………………………………………… 9

Referências Bibliográficas …………………………………………………………… 11

INTRODUÇÃO

O objetivo nessa Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é a elaboração da minha própria Agenda 21, estabelecendo um compromisso pessoal para contribuir com o meu planeta e com as gerações futuras na utilização dos recursos naturais que tenho hoje, deixando como herança aos meus herdeiros a possibilidade de atenderem suas próprias necessidades de utilização desses recursos naturais.

Inicialmente, li artigos sobre a criação da Agenda 21, que tem como objetivo estabelecer planos de ações para atingir um planejamento estratégico global que visa o desenvolvimento sustentável de nosso planeta, bem como assisti a vídeos sobre os desafios da sustentabilidade.

Com base no conhecimento adquirido e na importância da conscientização de meu papel junto à minha família, sociedade, cidade, país e com o planeta terra, analisei também minha atual “pegada ecológica”, por meio do site: http://www.suapegadaecologica.com.br, subsidiando assim a apresentação nas páginas a seguir de minha Agenda 21.

“Uma sociedade se torna admirável à medida que seus velhos começam a plantar árvores em cujas sombras não vão descansar”

(Provérbio Grego)

DESAFIO HUMANO PARA IMPLANTAR A SUSTENTABILIDADE E O PAPEL DE CADA INDIVÍDUO NA CONCRETIZAÇÃO DA AGENDA 21

“Transformar a própria transformação.” (Vídeo: Rio+20 Desafios da Sustentabilidade, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g).

O potencial humano para transformar tudo ao seu redor é incrível. Ao longo da história o homem vem transformando os recursos da natureza em coisas maravilhosas que proporcionaram diversos avanços em nosso desenvolvimento, como água em energia, madeira em papel, solo em plantações, proporcionando alimento, e por aí vai.

Infelizmente, todo esse desenvolvimento se deu de forma desorganizada, com a falsa crença de que os recursos naturais da natureza fossem infinitos e que poderíamos transformar tudo em nosso planeta, sem nos preocupar com as consequências de nossos atos. Porém, hoje nosso planeta nos mostra que estávamos completamente errados. A cada dia assistimos as consequências de nossas ações desorganizadas e desmedidas, como enchentes, derretimento das calotas polares, extinção de diversos animais e de ecossistemas completos.

A visão do futuro é aterrorizante, se não fizermos nada a respeito agora. Mas, o que fazer? Transformar nosso poder de mudança, organizar nosso desenvolvimento, cuidar da nossa principal fonte de transformação: nosso planeta. Ele nos proporcionou o conhecimento da transformação, como por exemplo, nos mostrando a capacidade de uma simples semente se transformar em alimento abundante para famílias e animais.

Desta forma, cada individuo pode transformar suas próprias ações econômicas, sociais e ambientais, ou seja, planejando seu consumo de acordo com suas necessidades, sem excessos, buscando sempre a utilização de alimentos e materiais que não agridam nosso planeta, participando ativamente de inclusões sociais, difundindo a prática e qualidade de vida sustentável em sua casa, no seu bairro, trabalho e por consequência em seu município, país e planeta, buscando o constante aprimoramento de práticas e conhecimentos que altere a forma como utilizamos e descartamos os recursos naturais de nosso dia a dia. Um fundamental instrumento de consulta e constante aprimoramento é a Agenda 21 Brasileira.

“A Agenda 21 Brasileira é um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico. O documento é resultado de uma vasta consulta à população brasileira, sendo construída a partir das diretrizes da Agenda 21 global. Trata-se, portanto, de um instrumento fundamental para a construção da democracia participativa e da cidadania ativa no País.” Ministério do Meio Ambiente, disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-brasileira, acesso em 29/09/2014.

A Agenda 21 Brasileira, serve de base para orientar e implementar a Agenda 21 local, com o objetivo de focar nas ações locais, permitindo desta forma ações mais eficientes nos problemas socioambientais específicos e relativos a cada localidade.

“A Agenda 21 Local é um dos principais instrumentos para se conduzir processos de mobilização, troca de informações, geração de consensos em torno dos problemas e soluções locais e estabelecimento de prioridades para a gestão de desde um estado, município, bacia hidrográfica, unidade de conservação, até um bairro, uma escola. O processo deve ser articulado com outros projetos, programas e atividades do governo e sociedade, sendo consolidado, dentre outros, a partir do envolvimento dos agentes regionais e locais; análise, identificação e promoção de instrumentos financeiros; difusão e intercâmbio de experiências; definição de indicadores de desempenho.” Ministério do Meio Ambiente, disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-brasileira, acesso em 29/09/2014.

Desta forma, é de extrema importância que cada cidadão se conscientize de sua responsabilidade sócio ambiental, atualizando-se sobre a Agenda 21 de sua localidade e programe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com