TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA TEMPLANTE AULA 03

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais

Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas

NOME

MARILENE APARECIDA DAMASCENO

RA

6814003719

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais

Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Gestão de Negócios Internacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Marcos Rueda Guzman.

Anhanguera Educacional

2015

  1. O que foi o GATT?

 GATT tem como significado Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, negociado e firmado em 1947 e foi criado para estabelecer regras para conduzir as negociaçoes de reduçao de barreiras comerciais entre nações. Começou a vigorar no ano de 1948 constituindo as partes contratantes para 23 países durante 47 anos.

  1. Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

OMC denominado Organização Mundial de Comércio, surgiu  em dezembro de 1994, possui regras provenidentes Gatt. A OMC compõe um quadro juridíco de direitos e obrigações sobre as relações internacionais, e tem como objetivo combater as tarifas altas e conta com um organismo de solução de controversas a OSC, o que protege um país que se sente lesado por outro que adota medidas e tarifas protecionista. Características: Ter mecanismos para aumentar as trocas comerciais, favorece a difusão do liberalismo econômico, supervisiona a aplicação das regras acordadas por meios de seus comitês e conselhos, coopera com o FMI e Banco mundial a fim de que seja obtida coerência e clareza na elaboração das políticas econônimas em escala mundial; e busca  solucionar os conflitos gerados pela aplicação dos acordos sobre o comércio internacional entre os membros.

Conclusão

Existem dois tipos de tarifas que podem ser adotados por um país:Tarifas Protecionistas: quando os impostos de importação são altos eTarifas Liberais: quando os impostos de importação são relativamente baixos. Para conciliar normas de conduta para essas tarifas foram criados instrumentos multilateral o GATTe OMC que têm como composição todos os países com autonomia tarifária.

O Gatt foi criado com o fim de harmonizar os trâmites de negociações comerciais entre países com o objetivo e de diminuar as barreiras comerciais e a garantir o acesso justo  e claro ao mercado por parte dos seus membros, mas não possuia o poder de punir ou fiscalizar países que enfringiam as regras estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com