TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acadêmico

Por:   •  30/10/2016  •  Monografia  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 03: Posicionamento e Valores de Marca

Com o intuito de se manterem modernas, dinâmicas e atuais no mercado, muitas marcas sofrem alterações ao longo do tempo. É um desafio para as empresas saber medir o grau dessas alterações para que os consumidores não percam sua relação com a identidade original da marca. Observar casos no mercado e entender as razões desse processo é o objetivo desta atividade.

Passo 1: Pesquisar uma marca de um produto ou serviço que tenha passado recentemente por mudanças. A mudança deve estar atrelada ao logotipo da empresa. Feita a seleção da marca, construa um breve histórico da empresa, mencionando ano de fundação, tamanho atual, produtos principais e outros logotipos que ela possa ter usado no passado.

Dica: Para compreender a atividade, estude o caso da reformulação do Grupo Pão de Açúcar. A descrição é útil para se entender a análise da reformulação de marcas tradicionais.  Seguem abaixo dois links que falam sobre a estratégia do grupo:

  • Guia sobre design. Disponível em: http://www.guiasobredesign.com.br/?p=354. O guia está disponibilizado também em: https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EUWF6V3hFXzl5b0E. Acessos em 12 set. 2012. 
  • Filme para a apresentação da nova marca. Disponível em: https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EVFhaOTVDRW1Od2s. Acesso em 14 set. 2012.

Importante: Como utilizamos a marca Pão de Açúcar como exemplo, não será possível considerá-la nesta atividade. Utilize outras marcas que não esta.

Passo 2: Compare os logotipos, antes e depois da mudança. Observe as intenções da empresa ao realizá-la. Observe o que foi alterado (cores, design, tipologia das letras, etc.). Aponte detalhes significativos e, caso encontre, exiba comentários sobre as intenções da agência e dos executivos da empresa sobre a mudança.

Passo 3: Faça uma análise pessoal sobre a decisão da empresa, considerando a pesquisa realizada e os assuntos relacionados às decisões sobre a marca estudados até agora no curso. É possível observar uma relação entre a mudança no logotipo e a estratégia de posicionamento da empresa? Como você observa isso?

Passo 4: Para que sua atividade seja considerada completa, será necessário elaborar o arquivo com o formato indicado abaixo:

  1. Breve histórico da empresa selecionada.
  2. Comparativo entre os dois logotipos, antes e depois da mudança.
  3. Análise pessoal sobre a decisão da empresa, considerando a pesquisa realizada e os assuntos relacionados às decisões sobre a marca já estudados até agora.

Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/biblioteca-virtual/pagina/normalizacao > e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 30 jul. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com