TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração

Pesquisas Acadêmicas: Acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.290 Palavras (14 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o propósito de mostrar tudo o que aconteceu na sociedade, para que ocasionasse o surgimento das Teorias da Administração, seu conceito básico, os problemas que esta teoria buscou solucionar, o quanto ela foi importante para solucionar problemas anteriores a ela, que a fase do conhecimento administrativo nasceu da realidade que as empresas vivenciavam naquela época, que as teorias da Administração estão sempre tendo que se adequar aos novos problemas existentes nos ambientes empresariais e, que o administrador de hoje tem que saber lidar com pessoas, além de exercer diversos papéis.

ETAPA 1

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇAÕ E ÊNFASE NAS TAREFAS

DESENVOLVIMENTO

Acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração

No século XVI, começa a busca pelos lucros. Os camponeses foram expulsos de suas terras e tiveram que ir trabalhar nas indústrias, recebendo salários pela prestação destes serviços. Assim as fábricas passaram a produzir em alta escala, fazendo com que os trabalhos manuais quase se extinguissem.

Após isso, houve a revolução industrial, onde máquinas eram usadas no processo de fabricação, onde teve um aumento extraordinário na produção de mercadorias, as quais chegavam mais rápido aos consumidores. Enquanto isso, os trabalhadores tinham péssimas condições de vida, longas jornada de trabalho e salários baixíssimos, eram vistos como instrumentos, e não como seres humanos. Os trabalhadores começaram a achar que as máquinas eram responsáveis pelo que estavam vivendo, passaram então a destruí-las, más viram que na verdade a causa não eram as máquinas, e sim os donos das empresas onde trabalhavam. Nessa época começaram a aparecer os sindicatos, e muitos sindicalistas sofreram grandes repressões, foram presos, tiveram bens confiscados, ou até morreram, lutando para a obtenção de melhorias na condição de trabalho e defendendo os interesses dos trabalhadores.

Alguns autores da época e suas idéias capitalistas:

Adam Smith: Uma de suas principais idéias era a divisão do trabalho humano, que considerava que era a causa da riqueza das nações, as pessoas precisavam se especializar em alguma tarefa, levando em conta a produtividade e a proteção da sociedade.

Malthus: Para ele a culpa da pobreza era a própria pobreza, e para acabarem com ela, os pobres não poderiam gerar famílias, para ele o trabalhador tinha que ganhar o valor que ele gastasse com alimentos com sua família, pois se ganhasse mais, iriam aumentar a família e a pobreza.

O trabalhador, no sistema capitalista recebe o salário de acordo com o que produz conseqüentemente, ele passa a produzir muito mais, este excedente é a mais-valia.

A forma de como tudo acontece dentro das organizações se chama Administração. O mundo em que vivemos, é o que é hoje, graças a ela. A administração mostra à sociedade como utilizar e transformar em resultado concreto, a tecnologia e tudo que se inventa. Toda pessoa que trabalha sob o comando de um supervisor, ou seja, prestam serviços a outra pessoa, é um exemplo de administração, pois o conceito de Administração é subordinação, prestar serviços sob o comando de um superior. Hoje esta forma de administrar está ultrapassada, hoje ela está inserida em todos os tipos de organizações, pois podemos ter melhores resultados, através do conhecimento. No processo administrativo, tem que ter:

Planejamento: saber o que você quer, é ter um planejamento de vida, de organização, ou seja, você só começa a organizar quando administra;

Direção: saber para onde o processo vai chegar, é ter uma direção de onde você pretende chegar;

Controle: é você ter o controle de tudo, controle da sua equipe, se você não tiver o controle do que está fazendo, não tem planejamento.

Além disso, tem que ter várias competências para chegar a ótimos resultados.

Frederick W. Taylor é, considerado o pai da Administração, ele revolucionou o mundo da indústria e a maneira de administrar daquela época. As propostas de Taylor possibilitaram contribuir com muitas coisas naquela época:

• Aumentar o nível de produtividade com o uso de métodos e técnicas da engenharia industrial, fazendo com isso, que diminuísse o desperdício e as perdas nas empresas,

• Criou os métodos de trabalhos: antes cada funcionário trabalhava de um jeito para fazer a mesma tarefa. Taylor padronizou e simplificou o trabalho, tornando-o assim mais eficiente. Esta nova maneira de trabalhar na época passou a ser a forma de trabalho de todos os operários.

• Preocupou-se em estabelecer o tempo médio para um operário cumprir certa tarefa, sendo chamado de tempo padrão. Então começaram a dar aos melhores operários, treinamentos, um ambiente de trabalho bom e condições de conforto, para reduzir a fadiga. Para que esses operários aderissem a esta forma de trabalhar, ofereciam planos de incentivos salariais e prêmios de produção.

• Não se esqueceu também do papel do gerente na Administração, que teria que seguir os princípios da Administração Científica

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Percebemos como se difundiu, ou seja, como aconteceu a economia no mundo todo, que o dinheiro foi o causador de todos os males do sistema capitalista da época. Que as Teorias da Administração daquela época, eram vista de uma forma muito diferente do que é hoje para nós, pois lidamos o tempo todo com pessoas, e nunca devemos nos esquecer disto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁGICAS

1. http://www.fontedosaber.com/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=164

2. CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011 – 2ª reimpressão

ETAPA 2

ÊNFASE NA ESTRUTURA E ÊNFASE NAS PESSOAS

Teoria Clássica da Administração

Henry Fayol (1841-1925) engenheiro francês idealizador Teoria Clássica da Administração, enfatiza na estrutura organizacional pela visão do Homem Econômico e a busca da eficiência. Contribui para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno, o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com