TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração, Uma Habilidade Humana E Os Acontecimentos Sociais Que Ocasionaram O Surgimento Das Teorias Da Administração

Artigos Científicos: Administração, Uma Habilidade Humana E Os Acontecimentos Sociais Que Ocasionaram O Surgimento Das Teorias Da Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 5

Premissa sobre a administração ser uma habilidade humana e os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração.

INTRODUÇÃO

Século XVIII, grande crescimento social, econômico e político.

O século XVIII foi marcado por profundas mudanças na forma de pensar, pelas descobertas científicas e tecnológicas, pela Revolução Industrial e pelo movimento cultural conhecido como Iluminismo. Nesta época o desenvolvimento intelectual, deu ideias de liberdade política e econômica defendidas pela burguesia. Os filósofos e economistas propagavam essas ideias. A burguesia passou a buscar retornos maiores e mais rápidos de lucros, substituindo os trabalhos rudimentares e artesanais pelas máquinas. Da soma destes fatores explodiu um desenvolvimento rápido que fez nasce a administração, e este artigo nos mostrará um pouco do seu desenvolvimento os acontecimentos sociais que contribuíram para o surgimento das Teorias Gerais da Administração e de como a administração se tornou uma habilidade humana.

DESENVOLVIMENTO

As Teorias da Administração surgiram com o início da revolução industrial, partindo da Inglaterra e expandindo para o resto do mundo em meados do século XVIII.

Para entender um pouco mais; a revolução industrial foi a mecanização dos sistemas de produção na época. Enquanto na Idade média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias. A mecanização baixou o valor dos produtos, porém gerou um grande número de desemprego, surgiram revoltas diante disso, busca por melhores condições de trabalhos e por direitos que não existiam nesta época.

Tudo isso culminou numa grande necessidade de desenvolvimento organizacional. Assim no final do século XIX, esse desenvolvimento evoluiu e deu início o movimento da administração científica. Essa evolução teve participação de muitas pessoas, uma das mais importantes foi Frederick Winslow Taylor. Ele e seus seguidores, através das próprias experiências, desenvolveram técnicas administrativas baseadas na eficiência, que são respeitadas até os dias de hoje. Procurava resolver os maiores problemas que são comuns dentro das empresas, como desperdício de tempo, falta de incentivo, divisão de responsabilidades, gerenciamento e a falta de integração entre os departamentos. Taylor foi o criador, e participante mais destacado do movimento da administração científica.

A Administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico. Grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. (CHIAVENATO, 2003). Segundo Maximiano, (2007), algumas contribuições, deixadas pelos povos da antiguidade, foram importantes, como:

• Egípcios – Burocracia administrativa.

• Babilônios – Registros de transações comerciais e controle das mesmas.

• Assírios – Tinham depósitos de suprimentos e colunas de transportes (precursores da logística atual).

• Gregos – Implantaram a democracia participativa, planos de estratégia, conceitos de qualidade, pregação da ética e igualdade na administração.

• Romanos – Criadores dos tributos, primeiros organizadores de empresas em outro país e de associações artesanais - guildas.

• Chineses – Ensinamento de planejamento, comando, doutrina e estratégia militar.

O Renascimento, período histórico de grande destaque para as artes e outras ciências, trouxe contribuições em forma de métodos de produção diferenciados, e conhecimentos em documentações para melhorar o controle nas empresas que existiam. A administração recebeu influência também da organização da Igreja Católica, na adoção da hierarquia, disciplina, descentralização de atividades e a centralização de comando, assim como das organizações militares, que repassaram seus conceitos de disciplina, unidade de comando, estratégia e obediência à hierarquia.

No século XVIII, as tendências que o Mercantilismo havia iniciado, foram impulsionadas pela Revolução Industrial, que foi produto de dois acontecimentos: o surgimento das fábricas e a invenção da máquina a vapor e sua utilização na produção. Fez surgir uma nova forma de trabalho que modificou os padrões econômicos e sociais da época.

Essa revolução caracterizou-se pelos seguintes fatos: mecanização da indústria e agricultura; desenvolvimento do sistema fabril (indústria têxtil); e grande aceleração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com