TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acordo bilateral

Por:   •  30/3/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Investimentos bilaterais promovem duas coisas: a “criação de comércio”, uma vez que a redução das restrições tarifárias e não tarifárias e, consequentemente, a diminuição nos custos para os compradores levam a um aumento da demanda por produtos importados; e o chamado “desvio de comércio”, porque, diante de uma liberalização bilateral, produtos que eram importados de fornecedores não beneficiados pelo acordo tendem a ser substituídos por fornecedores beneficiados pelo acordo. Ou seja, não só as importações totais dos parceiros aumentam – criação de comércio -, como também aumentam as trocas entre os parceiros do bloco – desvio de comércio.

3.1 - Investimentos direto do Brasil no Peru

O investimento direto do Brasil no Peru cresceu consideravelmente em comparação ao de anos anteriores, devido à abertura comercial. No ano de 2011 este investimento ultrapassou um bilhão de dólares, mas ainda está abaixo dos principais investimentos estrangeiros que ocorrem no Peru, como o que é realizado na Espanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Segundo Confederação Nacional da Indústria (CNI)As projeções indicam que os investimentos brasileiros no Peru poderiam somar mais de US$ 15 milhões investimentos estão concentrados principalmente nos setores de minérios, petróleo, petroquímica, energia elétrica, siderurgia e fertilizantes (fosfatos). No entanto, são previstos mais de US$ 10 bilhões em investimentos brasileiros na agricultura e manufaturas, tais como têxteis e confecções e construção. As empresas brasileiras olham cada vez com mais interesse a possibilidade de se instalar no Peru e desde aqui exportar para grandes mercados, como os Estados Unidos e a China, com os quais já assinou um Tratado de Livre Comércio (TLC).

No ano de 2011 a participação do Brasil foi de 5% no total do investimento estrangeiro direto no Peru. O principal destino desse investimento concentrou-se no setor de minérios, com 69%, seguido pela indústria, com 20%, pela construção, com 5%, pelo petróleo, com 3% e outros setores com 3%. Projeta-se que o investimento brasileiro irá investir consideravelmente dentro do Peru nos próximos anos, em comparação com outros anos, devido ao ambiente de negócios que se apresenta no interior do Peru

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com