TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defina estratégia empresarial de acordo com a escola do planejamento.

Relatório de pesquisa: Defina estratégia empresarial de acordo com a escola do planejamento.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  Relatório de pesquisa  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 3

1.Defina estratégia empresarial de acordo com a escola do planejamento.

Define-se como um processo formalizado e documentado em que o planejamento estratégico é desdobrado em planos táticos e cada qual destes é desdobrado em planos operacionais.

2.Defina estratégia empresarial de acordo com a escola do design.

Define-se como um processo e concepção no qual o executivo principal assume o papel de liderança estratégica para tentar a compatibilização entre as ameaças e oportunidades ambientais e as forças e agilidades organizacionais.

3.Defina estratégia empresarial de acordo com a escola ambiental.

Define-se como um processo reativo e contingente em função das demandas ambientais. A estratégia representa uma gradativa adequação aos eventos ambientais.

4.Defina os três componentes da estratégia empresarial: ambiente de tarefa, empresa e adequação entre ambos.

Ambiente de tarefa: As oportunidades visualizadas no ambiente de tarefa, e mais especificamente no mer-cado, bem como as restrições, limitações, contingências e ameaças nele existentes.

Empresa: A organização, sua missão e visão de futuro, os recursos de que ela dispõe ou pode utilizar com vantagem, suas competências e habilidades, bem como seus pontos fortes (que precisam ser utilizados) e fracos (que devem ser corrigidos ou melhorados), compromissos e objetivos.

Adequação entre ambos: Que postura a empresa deverá adotar para compatibilizar seus objetivos, recur-sos, competências, potencialidades e limitações com as condições ambientais no sentido de extrair o máximo das oportunidades externas e expor-se o mínimo às ameaças, coações e contingências ambientais. Esta adequação deve necessariamente produzir alguma vantagem competitiva diante dos concorrentes.

5.Defina estratégia defensiva, ofensiva, analítica e reativa.

Defensiva: Mantém os domínios bem definidos de produtos / mercados; perfil conservador evita mudanças significativas em tecnologia, estrutura ou métodos de operação; concentra atenção na manutenção ou no aumento seguro das operações atuais, o que torna a empresa eficiente em suas operações. Mudanças substanciais no ambiente prejudicam e ameaçam perigosamente a empresa defensiva; a ideia é defender e garantir a fatia atual do mercado na busca da estabilidade.

Ofensiva: busca frequente de novas oportunidades de mercado e reação ao meio ambiente;

criação de mudanças e incertezas principalmente na concorrência; pouca eficiência caso aconteçam cons-tantes mudanças.

Analítica: enquanto tem certa estabilidade num domínio de produto/mercado e pode até ser defensiva, busca novas oportunidades de produto e ou mercado, adotando um comportamento inovador, ofensivo.

Reativa: Reação atrasada aos acontecimentos do ambiente; a empresa é despreparada e improvisada, instável; pode melhorar ou mascarar uma situação adversa por pouco tempo; eficiência e eficácia reduzi-das.

6.Defina as estratégias cooperativas e as estratégias competitivas.

Estratégias cooperativas: A estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com