TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acordo sobre transações

Por:   •  14/4/2015  •  Resenha  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

GATT – Acordo Geral de tarifas e Comércios
- Reduzir obstáculos ao intercâmbio comercial;-Elaborar códigos de normas comerciais;
-Desenvolver as trocas internacionais;-Norteou as regras do Comércio Internacional;
OMC – Organização Mundial do Comércio
ATA final da rodada Uruguai ; acordos constitutivos da OMC ; acordos multilaterais sobre comércio de bens.
OMC não pode discriminar países; as análises são em relação a produtos; uso de restrições quantitativas é condenado; as disputas devem ser resolvidas com consultas.
Diferença entre GATT E OMC:
1 - GATT teve caráter final e provisório, a OMC têm caráter permanente;
2 – O GATT tinha partes contratantes determinando oficialmente que o GATT era um texto jurídico, a OMC tem membros.
3 – O GATT ocupava-se do comércio de mercadorias, a OMC abrange além de mercadorias, serviços e propriedades intelectuais.
IGUALDADE:
O sistema de controvérsias da OMC é mais rápido e mais automático que o antigo do GATT. Suas decisões não podem ser objetos de entrave.
Classificação econômico  dos mercados:
Primitivo: Economia de subsistência ; baixa industrialização ; renda baixa ; pouco comércio.
Subdesenvolvido: Riqueza natural abundante ; exporta recursos em estado bruto ; equipamentos e tecnologia.
Semi-industrializado: Empresas estrangeiras exploram manufatura ; desequilíbrio de renda ; estrangeiro ou o estado controlam as exportações.
Desenvolvidos: Exportação de produtos industrializados;depende da importação de matéria prima ; investimento em larga escala.
Como é possível a superabundância de recursos naturais (petróleo, gás natural, cobre, minério) não melhore significativamente a produção e a riqueza do país? A demanda externa por um determinado produto, pressiona a taxa de câmbio do país exportador, esse aumento no valor da moeda torna menos competitivos os outros produtos de exportação do paísAssim, para manter a competitividade nos mercados externos, os exportadores holandeses de outros produtos que não fossem o gás natural recebiam menos moeda nacional por suas mercadorias e tinham de conviver com margens de lucro mais baixas ou, com mais probabilidade, aumentar os preços em dólar e vender menos.
As relações internacionais e o crescimento Econômico:
Novas tecnologias, utilização de mão de obra local e diferentes padrões de produção, criaram novas alternativas de produção ; Processos completos acontecem em diferentes países.
DUMPING: quando uma empresa exporta a preço (preço de exportação) inferior aquele que pratica nas vendas do produto similar no mercado interno (preço normal).
Ex. Eu produzo produto x a 100 reais a unidade,na hora de vender eu vendo a 80,quebrando a economia do país acabando com as opções, e o vendedor sendo o único fornecedor aumenta o preço.
Balança de pagamentos – Onde são registradas as  comercializações  do país com o resto do mundo,em um período de tempo.
Créditos: Exportação de bens e serviços ; Recebimento de doações, indenizações, empréstimos e reembolso de estrangeiro ; vendas de ativo e fretes para estrangeiros.
Débitos: Importações de bens e serviços ; Pagamento de doações, indenizações, empréstimos e reembolso de estrangeiro ; compras de ativo e fretes para estrangeiros.
CIF: Despesas incluídas no valor das mercadorias, além do custo, o frente, o seguro do seus transporte até o destino.(fornecedor é responsável)
FOB: despesas incluídas no valor das mercadorias são incorridas até o embarque da mercadoria.(comprador assume riscos)
Fatores do Saldo da Balança Comercial: Taxa de câmbio ; termos de comercialização e nível de renda do resto do mundo.
Doença Holandesa -é à relação entre a exportação de recursos naturais e o declínio do setor manufatureiro. A abundância de recursos naturais gera vantagens comparativas para o país que os possui, levando-o a se especializar na produção desses bens e a não se industrializar ou mesmo a se desindustrializar - o que, a longo prazo, inibe o processo de desenvolvimento econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com