TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm de micro e pequenas empresas

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito a fim de atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A sua importância reside nisto: sem planejamento a empresa fica perdida. Assim, partindo da fixação dos objetivos a ser alcançado, o planejamento determinada a principio, o que deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira. Ele é feito na base de um conjunto de planos. Por sua vez o controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho, com o intuito de assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. De um lado, o PCP estabelece antecipadamente o que a empresa deverá produzir, e consequentemente, o que deverá dispor de matéria prima, de pessoas, de máquinas e equipamentos, bem como de estoques de produtos acabados para suprir as vendas. De outro modo o PCP monitora e controla o desempenho da produção em relação ao que foi planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros que possam surgir.

Diante da leitura do artigo pode-se concluir que o significado do planejamento e controle de produção é a atividade de decidir como será melhor produzir e com mais eficiência, ou seja, a parte que garante o bom funcionamento da produção, e é usado em todos os momentos do processo produtivo, desde a matéria prima, até a chegada do produto final ao cliente, além disso, garante que todos os materiais estejam de acordo, na quantidade certa, na hora certa, e com boa qualidade. Objetiva também produzir mais com maior eficiência e menor custo, com isso gerar maior lucratividade para a empresa.

O planejamento e controle de produção busca cumprir todas as etapas do processo produtivo, em termo de qualidade, com o intuito de que tudo ocorra da forma planejada, e assim melhorar na fabricação, reduzir gastos, ter maior qualidade e altos níveis de produção, diminuir os seus índices de falhas, com consequência disso gera menor custo de elaboração do produto e aumenta a satisfação do cliente. É extremamente útil já que permite à empresa não somente traçar

metas e objetivos, mas também incrementar o Processo de Produção. Da mesma forma, o controle da produção permite identificar carências e falhas que possam ocorrer, impedindo que prejudiquem o andamento do processo produtivo.

Embora planejamento e controle de produção tenham grande relação, possuem significados diferentes. No caso planejamento corresponde a planejar, mesmo que não aconteça tudo que se espera, devido as variáveis. Já o controle de produção lida exatamente com essas variáveis com isso, o planejamento e controle se completam.

É possível perceber que o assunto abordado é usado em todo processo produtivo. Desde o início do planejamento até o venda do produto final, e aborda desde estoque de matéria prima até o estoque do produto fabricado, pois, planejando e controlando é possível diminuir custos de produção e prever possíveis faltas de materiais, assim, reduzir prejuízos que possam acontecer na empresa diante de algo inesperado que possa vir a acontecer, maximizando a eficácia (alcançar os resultados planejados, alcançar os objetivos, alcançar a meta) e eficiência (que é o alcance da eficácia com o menor recurso possível) da empresa na produção da mercadoria.

Planejar e controlar são atividades interdependentes e inter-relacionadas, pois enquanto a primeira promove a eficiência do processo produtivo, a segunda a mantém. E, principalmente, tanto o planejamento quanto o controle, estão relacionados à busca da qualidade, que é um requisito fundamental e imprescindível dos produtos e garantia da lucratividade da empresa.

O planejamento e controle da produção são, em suma, instrumentos gerenciais de grande importância para as empresas, pois os planos orientarão a produção e o controle permitirá que os mesmos sejam implementados de forma eficiente na prática pelas empresas. Como já vimos o PCP ao desenvolver as suas funções, mantém uma rede de relações com as demais áreas da empresa. As inter-relações o tema abordado e as demais áreas da empresa se devem ao fato da procura pela utilização racionalmente os recursos empresariais: materiais, humanos, financeiros. Controle da produção (PCP) e uma unidade de staff, ou seja, de assessoria e de planejamento e controle. O PCP busca assessorar a gerência ou diretoria de produção da empresa, a quem está subordinado, formulando os planos de produção adequados as expectativas da empresa e controlando o processo produtivo para garantir o alcance dos objetivos propostos.

ETAPA 2

O artigo estudado analisa como o planejamento e controle de produção atua na relação de competitividade entre as empresas dentro do mercado. Como um planejamento correto pode coloca uma empresa em outro patamar de competividade através da utilização “sistemas de programação da produção com capacidade finita”. PCP, é todo o processo de uma pequena, mediam ou grande empresa, e a peça chave da produção; as programações são variáveis, com curto, médio e longo prazo. O planejamento é ligado a estoques de matérias primas, a produção e vendas; o que tem no estoque de matérias primas, o que está sendo produzido e o que tem para vender. O Planejamento, Programação e Controle de Produção, são sistemas de inteligência finita. Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção (PCP). Na visão de Martins (1993), “o objetivo principal do PCP é comandar o processo produtivo, transformando informações de vários setores em ordens de produção e ordens de compra para tanto exercendo funções de planejamento e controle de forma a satisfazer os consumidores com produtos e serviços e os acionistas com lucros”.

Para atingir os objetivos o planejamento e controle reúne informações vindas de diversas áreas do sistema de manufatura.

Sendo assim, pode-se considerar o PCP como um elemento central na estrutura administrativa de um sistema de manufatura, passando a ser um elemento decisivo para a integração da manufatura.

O PCP tem a finalidade de aumentar a eficiência e eficácia dos processos das empresas em diversas áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com