TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm empreendedorismo

Por:   •  2/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Com a ocupação dos franceses às terras portuguesas, a monarquia foi obrigada a vir para o Brasil e fixar-se aqui em 1808. Tendo Rio de Janeiro como capital, a necessidade médicos aumentou e São Paulo também entra, como segunda cidade com maior desenvolvimento. A fisioterapia era conectada a medicina, mas, em especial alguns médicos começaram a incrementar algumas soluções aos tratamentos para poder beneficiar ainda mais os pacientes.

Os médicos responsáveis pelo desenvolvimento no Rio de Janeiro e São Paulo, foram Arthur Silva e Raphael Penteado de Barros respectivamente. Os médicos preocupados com essa área especificamente eram chamados de médicos de reabilitação.

A segunda guerra mundial veio como marco para confirmar a profissão em evidencia no país. O Brasil, ao enviar os pracinhas para a guerra, precisou melhorar e aumentar o tratamento e recuperação dos soldados. Em 1951, é realizado na USP o primeiro curso para a formação de técnicos em Fisioterapia com duração de um ano, em tempo integral, que abrangia pessoas com segundo grau e era ministrado por médicos.

O rio por sua vez iniciou em 1954 cria a ABBR, que dois anos depois abre vagas para formação em técnico em reabilitação.

No Brasil diferente dos outros países, restringia o profissional a apertar botões e reproduzir mecanicamente técnicas de massagens e exercícios, com supervisão direta de médicos.

Na década de 60 são criados o parecer 388/63 e a portaria ministerial 511/64, que irão nortear o ensino e atuação dos funcionários da área.

1959 é fundada a associação dos fisioterapeutas do estado de são Paulo, que hoje recebe a denominação de ABF, associação brasileira de fisioterapia. Mesmo o Brasil passando de grande repressão com a instituição do ai-5 a categoria conseguiu diversos avanços inclusive o reconhecimento. O curso de fisioterapia foi categorizado como superior, e os anos de duração do curso foi quatro anos.

A primeira reunião de fisioterapeutas que aconteceu no país foi em 1964, com um espaço de 8 anos no inicio, sendo as ultimas com período de 2 anos.

1970 foi criado o COFFITO, que regularizou a profissão dando brecha para a criação do cargo de auxiliar de fisioterapia.

Foram anos de lutas daqueles representantes da profissão para que hoje o curso seja reconhecido, e ser um dos mais disputados do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com