TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm logística

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.142 Palavras (9 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 9


[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

Ana Clara Nunes da Silva – RA 287439

Irani Fernandes de Paula – RA 285947

Luana Marques Gomes – RA 340596

Paulo Sergio de Souza Barros – R.A 285317

Saron Nunes da Silva – RA 288296

Administração de Materiais e Logística

Professor Ead: Luiz Manuel Palmeira

MIRANDA-MS, 16 DE SETEMBRO DE 2014.

SUMARIO

Introdução        ---------------------------------------------------------------------------------------        03

Administração de Materiais        ---------------------------------------------------------        04

Gestão de Estoque        ------------------------------------------------------------------        05

Gestão de compras        ------------------------------------------------------------------        06

Pesquisas nas empresas        --------------------------------------------------------        06

Gestão da cadeia de suprimentos        ------------------------------------------------        09

Conclusão        --------------------------------------------------------------------------        11

Bibliografia        ---------------------------------------------------------------------------        12

Introdução

A administração de materiais e logística visa à administração de materiais de uma forma onde os processos direcionem para custos mais baixos e um nível de serviço de alta produtividade, sem perder a qualidade e a confiabilidade do serviço prestado para o cliente interno e externo que é de estrema importância para um deposito de materiais.

Através de planejamento e estudos, os gestores devem colocar em pratica seus conhecimentos para melhorar os níveis, buscando a melhoria na organização e na liderança das atividades através da aquisição dos materiais até a entrega do mesmo para o cliente final.

A logística tem a visão que envolve vários setores dessa forma um bom planejamento em suas ações e de estrema importância para que o fluxo de serviços não traga impactos negativos para os setores agregados.

E necessário um bom gerenciamento nas ações para que traga benefícios na qualidade dos serviços prestados cortando perdas e danos para as empresas.

Pelo fato que hoje as empresas estarem em um mercado tão competitivo, devemos observar todas as possibilidades para tentar de alguma maneira sobressair nesse cenário competitivo, buscando novos conceitos e técnicas aprimorando a já existente e buscando novas tecnologias, para que a fidelidade de nossos clientes, parceiros e fornecedores se fortifiquem cada vez mais e através deles possamos ampliar e buscar novas parcerias.   

Busca-se observar profissionais logísticos para retirar um pouco de cada na sua experiência flexibilidade e dinamismo para que se concentrem esse estudo nos requisitos onde o cliente é o carro chefe através deles e através da melhoria da administração de materiais possamos estabelecer parcerias e novas propostas de mercado.

Administração de Materiais

É um conjunto de ações desenvolvidas dentro de um empreendimento, de forma centralizada ou não, destinadas a preencher as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais ações abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.

         Tem conceito vital que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização de produção, quando é adequadamente entendida e executada. Este conceito deve estar contido na filosofia da empresa e em sua organização.

Recursos é tudo o que produz ou pode produzir riqueza, gerir meios é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar e uma percepção que toda organização deve adquirir.

Recursos Materiais são componentes que uma organização aplica nos sistemas do dia a dia para a construção do seu produto final, matéria prima (material direto), material em processo e matéria indireto e resumem-se no conjunto de riquezas da organização.


• Tangível; são os que podem ser tocados (Ex.: máquinas);
• Intangíveis são aqueles que não podemos apalpar (Ex.: logotipo).

O objetivo da gestão desses recursos é fornecer ao processo os materiais necessários e indispensáveis para a conclusão do produto, como: Preços baixos; Alto giro de estoques; entre outros.

Esta gestão é a parte da administração geral que concentra em uma área específica que é a dos materiais. Nas organizações, esta gestão é uma atividade integrada da Logística Empresarial, abrangendo desde a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, como transporte e manutenção.

Gestão de Estoque

Proporciona uma melhor e maior organização das atividades de estoque, liberando as informações de maneira racional e prática e, com isso, excluindo refazer os trabalhos.

O depósito de produtos também é uma preocupação constante do gestor, pois isso tem um custo (posse e conservação da área, conservação dos próprios materiais, custo de pessoal, etc.). Sendo assim a padronização e o planejamento procuram reduzir a numero de material armazenado e elevando a velocidade com que ele entra e sai dos locais de armazenagem. As buscas pelas modernas técnicas e equipamentos de armazenagem e embalagem, devem ser constantes para o aumento da eficiência e a redução de custos.

Essa gestão é também uma tarefa da qual o administrador não deve se descuidar, pois sua eficiência leva à diminuição de materiais estocados, permitindo uma previsão de consumo e compra, além de consentir todo o planejamento do ciclo de materiais da organização.

O estoque é uma dimensão da organização que devido ao seu valor agregado, e sua posição ligada diretamente ao atendimento da demanda, destaca-se por sua importância. A eficiência no controle evita que a organização tenha problemas no processo produtivo, pedidos com atrasos, itens faltantes e clientes insatisfeitos com o nível de serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com