TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Tese: Administração De Materiais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS?

O conceito de se ter um departamento responsável pelo fluxo de materiais a partir do fornecedor, passando pela produção até o consumidor, é relativamente novo. Embora muitas empresas tenham adotado esse tipo de organização, há ainda diversas que não o fizeram. Se as empresas desejam minimizar seus custos totais nessa área e prover melhor nível de serviços ao cliente, devem agir desse modo.

O nome geralmente dado a essa função é administração de materiais. Outros nomes incluem planejamento e controle da distribuição e administração da logística.

Administração de materiais é uma função coordenadora responsável pelo planejamento e controle do fluxo de materiais. Ela pode fazer muito para melhorar os lucros de uma empresa.

Qual sua importância e objetivo

A Administração de Materiais tecnicamente bem aparelhada é, sem dúvida, uma das condições fundamentais para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa. (FRANCISSH & GURGEL,2002). Geralmente, pode-se observar uma correlação entre a má administração de materiais em uma empresa e conseqüências com problemas financeiros. Daí, a importância de elaborar um programa para a implantação de uma Administração de Materiais bem organizada, estabelecendo-se objetivos financeiros e administrativos bem definidos. Uma Administração de Materiais deficiente utiliza mal os recursos financeiros escassos, muitas vezes sem resultados na área produtiva ou, como é mais grave, no nível de atendimento ao público.(Francischini & Gurgel, 2002,p.2) O grande objetivo da Administração de Materiais é com muita estratégia eliminar da produção todos os itens que não tem uma certa rotatividade no estoque, ou seja, retirar de movimentação os itens que estão inertes no estoque,sem muita demanda, transferindo, portanto o investimento que ficaria sem movimentação por um período mais longo, por materiais com alta rotatividade. Reduzir custos com a globalização é atitude crucial para que as empresas consigam manter-se no mercado. E, é nesse contexto que será abordada ao longo desse artigo às tendências da Administração de Materiais. Inicialmente será feita uma análise da evolução da Administração de Materiais, sua importância para a sobrevivência das empresas no mercado competitivo, os objetivos, tal como as novas tendências e métodos que vêm sendo utilizados pelas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com