TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Trabalho acadêmico: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.912 Palavras (16 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 16

1 – INTRODUÇÃO

A Administração de Material é de grande importância no atendimento das atividades fins da empresa, pois contribui diretamente no custo final do produto e no gerenciamento financeiro dos insumos e bens de consumo.

Veremos no conteúdo a seguir como são e de que maneira atuam as composições da administração de matérias.

CLIENTES

Atender bem todos os clientes é uma tarefa quase impossível para as empresas. Isso porque todos envolve uma generalização tão grande que dificulta a busca pelas melhores soluções às demandas dos clientes.

Hoje o principal ponto é a parceria. Clientes e fornecedores devem ter uma relação ganha/ganha quando tudo está bem, mas também perde/perde quando as coisas estão ruins. Isso requer a existência de um alto nível de confiança e abertura no relacionamento. A existência desse tipo de parceria não elimina o benchmarking periódico, mas o parceiro pode até ajudar na preparação desse. Isso é parceria.

O principal ponto a ser considerado entre cliente e fornecedor é a confiança, ou seja, estabelecer um relacionamento baseado na confiança mutua é fundamental para relações de longevidade. Mas, como confiança não tem preço, portanto confiança não se compra, confiança se conquista, essa relação leva algum tempo para ser estabelecida. Uma vez que a relação de confiança foi estabelecida é possível aumentar o tamanho dos negócios entre cliente & fornecedor. O processo de estabelecer confiança deve ser contínuo e de ambas as partes, pois tanto cliente como fornecedor, precisam estar confortáveis durante a execução dos serviços.

2 - ANALISE DAS INFORMAÇÕES

Todas as informações ao imprescindível à área de Administração de Material, não se deve desprezar a menor que informação, as quais pensam ser desnecessária ao processo.

A atenção às datas de necessidade dos materiais solicitados, nomes e características técnicas dos itens a serem comprados, quantidades e volumes do pedido (atingirão a área de armazenagem), unidades de estoques/compra, data de validade e outras...

3– REPOSIÇÃO DE MATERIAIS

O ponto de reposição é o nível determinado para que haja a solicitação de compras, sem que ocorra a compra desnecessária ou repetida do produto. Como forma de minimizar os imprevistos os estoques de segurança são utilizados para os produtos com incerteza e que possuem uma oscilação que impossibilita determinar o consumo médio, por esta razão aumenta-se o pedido através de uma margem de segurança, para permitir que a empresa não seja surpreendida com a falta do produto.

Na reposição dos materiais são incluídos vários fatores, como:

• Seleção dos fornecedores.

• Dados da empresa fornecedora.

• Características do material a ser adquirido.

• Embalagens

• Dados de qualidade

• Condições de pagamento

• Prazo de entrega, seguro e condições de transporte.

4 – RECEBIMENTO DE MATERIAIS.

O recebimento dos materiais adquiridos inicia-se na entrada dos itens na portaria da empresa, desde este ponto deve-se tomar cuidado nas ações que serão tomadas, pois muitos problemas poderão ocorrer.

Ao recebimento atendem as seguintes fases:

• Verificação da existência de pedido de compra, o qual aprovou a aquisição.

• Condições de disposição do transporte, quanto a: acondicionamento dos produtos na carroceria do veiculo.

• Verificação das embalagens unitárias.

• Quantidades fornecidas. Verificar medidas como peso, unidade, litro.

• Características técnicas: dimensões, material de fabricação, cor e outras.

Como vemos o recebimento, o recebimento está interligado a inspeção de material.

5 – ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS.

O armazenamento é o processo de aprovisionamento dos itens adquiridos, de forma a mantê-lo em condições de utilização no momento desejável.

As condições interiores da área de armazenagem devem atender as necessidades dos itens adquiridos, pois cada material possui sua exigência de vida. Deve-se observar a temperatura ambiente (durante o horário diurno e noturno), pois a variação de temperatura atinge a conformação dos materiais.

Outros aspectos importantes devem ser analisados, como: poeira, luminosidade, toxidade, grau de inflamábilidade e de explosão e principalmente a umidade relativa do ar, fato que provoca a oxidação dos materiais.

Equipamentos de movimentação de material

Acontece em muitos casos, a aquisição de equipamentos de movimentação inadequados a operação dos tipos de itens armazenados. Quanto a esse fator, deve-se tomar cuidado para não se dispender recursos financeiros, em que teremos futuramente de buscar justificativas dúbias da péssima aquisição realizada.

Deve-se verificar os espaços verticais e horizontais para utilização de paletes padronizados e estruturas que permitam a aplicação do sistema PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai).

As empilhadeiras manuais e motorizadas, carrinhos e cestos, bastante aplicados as movimentações podem ser encontrados disponíveis no mercado, porém devem ser estudados quanto sua aplicação.

6 – A EMPRESA.

Descrição da organização

A Labcentro Indústria e Comércio LTDA é considerada uma empresa limitada, pois seu capital social é representado por quotas. A responsabilidade dos sócios no investimento é limitada ao montante do capital social investido.

RELATÓRIOS DE VISITA

Natureza e Ramo de Atuação

Natureza: Indústria e Comércio.

Ramo: Lentes Oftálmicas.

A Labcentro está há mais de 25 anos mo mercado de lentes oftálmicas , esta localizada no centro da cidade de São Paulo.

Questionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com