TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Projeto de pesquisa: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.930 Palavras (20 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Administração de Materiais

Fernando Cesar de Oliveira – RA 1299550112

Gledson Helder da Silva – RA 6577307202

Renato Luiz da Costa – RA 6797423138

Sheila Cristina Souza Jaques – RA 6392290992

Wagner Sampaio Antunes – RA 6506278870

São Bernardo do Campo

2014

Professor tutor presencial/ á distância:

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina de Administração de Materiais para a obtenção de nota, sob orientação do Profa. Tutora EAD Celita Carneiro.

São Bernardo do Campo

2014

SUMÁRIO

Introdução 02

Administração de Materiais na empresa 03

Gestão dos Estoques 06

Gestão de Compras 10

Equipamentos de Movimentação e Armazenagem 12

Considerações Finais 14

Referências Bibliográficas 16

INTRODUÇÃO

Será estudado no decorrer deste trabalhado sobre, administração de materiais, Gestão de estoques, Gestão de Compras e Equipamentos de Movimentação e Armazenagem.

A administração de material é também considerada como um gerenciamento de estoque, e também um tipo de ciência humana fundamentalizada em normas e funções elaboradas para disciplinar os elementos da cadeira de gerenciamento e de produção, essa administração estuda os empreendimentos na sua produção com o objetivo de alcançar um resultado eficaz com retorno lucrativo e sustentável e principalmente tendo uma responsabilidade social. Administrar envolve não somente o planejamento, como seus relatórios, projetos, planos, ações em que é exigida a aplicação de conhecimento inerente as técnicas.

Ela é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destina a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. As atividades abrangem desde o circuito de reaproveitamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento, aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc. O Just in Time é uma filosofia relacionada ao modo como uma empresa fabricante organiza e opera seu negócio, que surgiu no Japão no início dos anos 70, sendo que seu desenvolvimento é creditado à Toyota Motor Company e o Material requirements planning (MRP) que planeja o fluxo de materiais com base na lista de material, nos lead times me no estoque disponível. O processo de aquisição de materiais é realizado através das seguintes formas: EDI (Electronic Data Interchange), centrais de compras e leilões. Os equipamentos de movimentação e armazenagem são de suma importância para empresa na locomoção de materiais com agilidade e segurança.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA EMPRESA

A administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização, ou seja, planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.

Objetivos Principais Destacados:

• Preço baixo,

• Baixo custo de aquisição,

• Consistência de qualidade;

• Alto giro no estoque;

• Continuidade nos suprimentos;

• Bons registros;

• Pouco gasto com mão de obra;

• Ótima relação com os fornecedores;

• Aperfeiçoamento da mão de obra de pessoal;

A Administração de Materiais é uma parte da empresa muito importante, pois é uma atividade integrada da Logística Empresarial, que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção.

Podemos classificar em: equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos. Quanto ao valor econômico, os materiais podem ser classificados segundo diversos aspectos, tais como facilidade de obtenção, produção nacional ou estrangeira, possibilidade de substitutivos, multiplicidade de emprego, etc.

Quanto ao valor estratégico, pode ser classificada diferentemente se sua utilização está ligada a segurança nacional, se sua existência está ligada a escassez ou abundância de jazidas minerais ou vegetais Ciclo dos Materiais.

Este programa visa preparar e programar a introdução dos materiais na organização. Com isso evita-se dispêndio excessivo de recursos, paralisação da empresa pela falta do referido material, além da eliminação de estoques mortos e sucatas excessivas ao fim da vida útil do material.

Deve-se ter especial atenção ao processo de procura e obtenção dos materiais. Atualmente com a tendência da globalização da economia as fontes fornecedoras multiplicam-se em número, fazendo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com