TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira: Uma análise conceitual

Por:   •  31/3/2020  •  Resenha  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 5

RICARDO DA CUNHA OLIVEIRA 1. Administração Financeira: uma análise conceitual. Disponível em: https://portal.estacio.br/media/6085/10-administra%C3%A7%C3%A3o-financeira-uma-an%C3%A1lise-conceitual.pdf.

Por meio do artigo, o autor traz uma análise a respeito da administração financeira e sua utilização no seio das empresas. É explicitado seu conceito, objetivos e análise nos dias atuais. O estudo contempla ainda o papel do administrador financeiro e suas responsabilidades para o sucesso ou insucesso das organizações. Além de demonstrar a deficência causada com a ausência da gestao financeira.

Em primeiro momento o artigo traz a conceituação de finanças, administração financeira, suas responsabilidades e funções, que servem como base para o completo entendimento do assunto. Mais adiante temos os obejtivos que permeiam a Administração Financeira, e explicação do papel do administrador financeiro, onde o mesmo gere a estratégia financeira da empresa. Por fim, o artigo discrima as principais ocorrências com a falta de gestão financeira, e traz as conclusões e referências bibliográficas utilizadas pelos autores.

Administração Financeira

O artigo se inicia com o conceito de finanças, como a arte e a ciência da gestão do dinheiro. De acordo com Gitman (2004) praticamente todos os indivíduos e organizações estão envolvidos com atividades financeiras, pois constantemente, recebem, levantam, gastam e investem dinheiro.As empresas necessitam praticar o estudo de Finanças, pois dessa forma o gestor poderá avaliar a situação da empresa, não só econômica, mas também se a empresa está vendendo bem, como anda o grau de inadimplência, poderá economizar em seus processos e atividades .Entendida a ideia central de finanças passemos a conceituar administração financeira, pode ser definida como a ferramenta ou técnica

utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, as concessões de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.

O objetivo da administração Financeira é basicamente, determinar o mais eficiente processo empresarial de captação de recursos e alocação de capital.Nesse contexto, é necessário levar em conta a problemática da escassez de recursos e a realidade operacional e prática das organizações. A administração financeira é imprencidivel para o sucesso ou insucesso das empresas, gerir e analisar a vida econômica, bem como as metas e obejtivos financeiros das empresas, ela objetiva manter a empresa em permanente situação de liquidez, como condição básica ao desenvolvimento de suas atividades; obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômico-financeira e aos menores custos, e assegurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira, quantificando os planos de expansão de acordo com as possibilidades de obtenção de recursos, próprios ou de terceiros.

O Administrador Financeiro

As funções do administrador financeiro variam de acordo com o tamanho da empresa. Em empresas de pequeno porte, essas funções muitas vezes são de responsabilidade de apenas uma pessoa que desempenha atividades como tesouraria e controladoria. A controladoria é gerenciada por um controller que lida com as questões contábeis da empresa que engloba as seguintes responsabilidades: contabilidade gerencial, gestão de assuntos ficais, contabilidade financeira e de custos (GITMAN 2004).

Para Gitman (2004) existem duas diferenças básicas entre atividades de controladoria e finanças que devem ser salientadas, são elas: a ênfase em fluxo de caixa e a tomada de decisões. Há que se considerar outra diferença básica entre contabilidade e finanças no que diz respeito à tomada de decisão. Enquanto o foco dos contadores está voltado para a coleta de dados e a apresentação dos dados financeiros, o foco dos administradores financeiros está na avaliação desses dados financeiros e a posterior tomada de decisão, baseando-se nos possíveis retornos e riscos existentes

(GITMAN,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com