TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Questionário

Tese: Administração Questionário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Tese  •  2.835 Palavras (12 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 12

Questionário

1) Estabeleça as diferenças entre o planejamento tático, estratégico e operacional no que tange a abrangência, extensão, grau de incerteza, nível da empresa na qual é gerado e seu papel na ação empresarial.

Resposta:

Planejamento tático – otimiza uma parte da empresa e não o todo, á médio prazo e o grau de incerteza limitados nas variáveis para reduzir as mesmas e permitir uma programação precisa no nível intermediário. Planejamento estratégico – estabelece o rumo a ser seguido pela empresa, á longo prazo e o grau de incerteza elevado em face das coações e contingências que não pode prever; no nível institucional. Planejamento operacional – preocupação com as tarefas rotineiras do dia a dia, á curto prazo e o grau de incerteza reduzido em virtude da programação e a racionalização de todas as atividades; no nível operacional.

2) O planejamento tático apresenta 11 características principais. Defina-as e procure relacioná-las com o nível intermediário da empresa e suas funções mediadoras entre a incerteza externa localizada no ambiente e a necessidade de certeza requerida no nível operacional.

Resposta:

São as seguintes características: 1. O planejamento é um processo permanente e contínuo, pois é realizado continuamente dentro da empresa. 2. O planejamento é sempre voltado para o futuro, e está intimamente ligado com previsão. 3. O planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão, pois funciona como meio de orientar o processo decisório. 4. O planejamento seleciona entre as várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação. 5. O planejamento é sistêmico, pois considera a empresa ou órgão como uma totalidade. 6. O planejamento é iterativo, ele deve ser flexível para aceitar ajustamentos e correções. 7. O planejamento é uma técnica de alocação de recursos de forma antecipadamente estudada e decidida. 8. O planejamento é uma técnica cíclica. 9. O planejamento é uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais. 10. O Planejamento é uma técnica de coordenação. 11. O planejamento é uma técnica de mudança e de inovação. O planejamento Tático tem a função de minimizar ao máximo as influências do ambiente externo para que o nível operacional não sofra com as consequências da mudança do ambiente.

3) Relacione os elementos comuns em toda decisão e as quatro fases essenciais do processo decisório.

Resposta:

São as decisões: estratégicas relacionadas com as relações entre a empresa e o ambiente, são amplas e genéricas que guia o comportamento da empresa; administrativas relacionadas com aspectos internos da empresa que envolve departamentos ou unidades organizacionais; e as operacionais são relacionadas com as tarefas do dia-a-dia. E as quatro faces são: definição e diagnóstico do problema; procura de soluções alternativas mais promissoras; análise e comparação dessas alternativas de solução; e a seleção e escolha da melhor alternativa como o plano de ação.

4) Explique a racionalidade limitada inerente a todo processo decisório.

Resposta:

Constantemente, os administradores ficam diante de um determinado número de opções de decisão e, dentre estas, devem ser escolhidas aquelas que levem a organização a atingir seus resultados. Assim sendo, defende a tomada de decisão de forma consciente de um curso de ação, entre as alternativas disponíveis, na busca do resultado que se deseja alcançar.

De acordo com Stoner e Freeman o processo decisório envolve a identificação de um problema específico e a escolha de uma ação para resolvê-lo ou aproveitar uma oportunidade.

Da mesma maneira, Drucker defende a necessidade da atenção por parte do gestor em relação a sua percepção do que ocorre no mundo. Segundo o autor, este procedimento influenciará a forma como a organização poderá ser vista e será determinante para a tomada de decisão.

A tomada de decisão, segundo Oliveira (2004), é a conversão das informações analisadas em ação. Os desafios impostos levam os administradores a buscar informações que espelhem fielmente a real situação das organizações, para que o processo decisório seja efetuado de forma eficaz, para alcançar os resultados pretendidos.

Neste sentido, entende-se que as decisões precisam ser tomadas de forma ágil e correta, pois o desempenho das organizações depende da qualidade de seu gerenciamento. Assim sendo, as tomadas de decisão decorrem da capacidade dos administradores em escolher a alternativa que melhor satisfaz às necessidades organizacionais, em função das circunstancias temporais para assegurar os resultados desejados.

A afirmação de Drucker corrobora o supracitado: "O que define o gerente é justamente esperar-se dele, por virtude da formação e do conhecimento, que tomem decisões com significativo impacto sobre toda a organização, seu desempenho e resultados."

5) Relacione as situações de incerteza, risco e certeza com a decisão.

Resposta:

A teoria da decisão nasceu com Herbert Simon, que a utilizou como fundamento para explicar o comportamento humano nas organizações.

Na Teoria Comportamental da Administração a organização é considerada como um sistema de decisões em que cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com