TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração conceitos de Durkheim, Marx e Weber

Projeto de pesquisa: Administração conceitos de Durkheim, Marx e Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 REFERENCIAL TEÓRICO 4

2.1 Trabalho e sua visão Capitalista 5

2.1.1 Concepção de homem apartir da idade moderna 7

2.1.1.1 Niveis de Linguagem e administração 8

3 PESQUISA 9

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Estudar os conceitos de trabalho tem grande importância na formação de um bom profissional. Por isso, retrato nesse artigo algo que fala dessas teorias, das habilidades necessárias para um administrador ter excelência em sua formação, a constante necessidade de inovação e renovação, a busca pela rapidez na tomada de decisões e a transformação de novas ideias em ações.

São citados os conceitos de Durkheim, Marx e Weber, a visão dos mesmos sobre a sociedade capitalista, e ainda, como as teorias destes pensadores interpretam o trabalho na atualidade, como a linguagem interfere no trabalho do administrador. Apresento uma pesquisa com um Administrador/Gestor e um trabalhador, para analise de ambos os lados. Vamos, portanto, estudar os conceitos fundamentais de administração, suas teorias, para assim compreender os processos administrativos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Para um administrador ter excelência em suas tarefas, realizar plenamente seu trabalho, é necessário aplicar e conhecer todas as habilidades do administrador.

E para isso é imprescindível o domínio das três habilidades relacionadas abaixo:

Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio

do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...]consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”.

Logo as habilidades técnicas são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais.

Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.

Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional.

Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3): "Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato."

As

habilidades conceituais são imprescindíveis aos Administradores de Topo.

O mundo vive em constante mudança e as pessoas precisam aprender a se adequar as novas regras e novos padrões que surgem.

O administrador precisa aprender a lidar com essas mudanças,agindo com rapidez,aproveitando as novas situações e saber perceber as oportunidades,sendo necessária assim,a percepção de todos as linhas de inovação.

A cada tempo que passa, as empresas buscam cada vez mais profissionais com capacitação para lidar com a modernização das informações. Por esse motivo, e extremamente importante para o administrador saber captar e transformar essas novas informações em ações.

2.1 Trabalho e sua visão capitalista

Durkheim acreditava que as sociedades têm prioridade lógica sobre os indivíduos, porque se a solidariedade mecânica precede a solidariedade orgânica, não se pode explicar a diferenciação social a partir dos indivíduos, pois a consciência de individualidade não pode existir antes da solidariedade orgânica e da divisão do trabalho social. Acreditando em duas formas de solidariedade social podem ser constatadas: a Solidariedade mecânica, onde os indivíduos se identificam através da família, da religião, da tradição, dos costumes. E a solidariedade orgânica, onde, através da divisão do trabalho social, os indivíduos tornam-se interdependentes, Para Durkheim é extremamente importante que o individuo se sinta parte da sociedade como um todo,e que realmente necessite dos valores da sociedade.

Para Karl Marx a base de cada sociedade humana é o processo de trabalho, seres humanos cooperando entre si para fazer uso das forças da natureza

e, portanto, para satisfazer suas necessidades. O produto do trabalho deve, antes de tudo, responder a algumas necessidades humanas. Deve, em outras palavras, ser útil. Marx chama-o valor de uso.

Karl Marx via as classes sociais como sendo relacionadas com os meios de produção. Ele viu uma mudança de uma sociedade feudal baseada na Agricultura, em que a classe detentora de terras se diferenciava da classe dos camponeses, para uma sociedade marcada pela Revolução Industrial, em que a classe detentora do capital, os prietários das fábricas se diferenciava da dos operários trabalhadores, que viviam do seu trabalho pago.

Max Weber apresenta o Capitalismo Ocidental, cientificamente, como tendo suas principais características do Sistema Capitalista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com