TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marx, Weber, Durkheim

Artigo: Marx, Weber, Durkheim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

Em meio a uma Europa conturbada por conflitos e participante do processo de modernização, o francês Émile Durkheim busca entender a sociedade, crendo que esta é governada pela lei do progresso, sendo o conceito uma das influências iluminista que predominavam nos estudos dos autores do século XIX.

Pela perspectiva do autor, ações e sentimentos particulares, ao serem associados, criam algo exterior as consciências particulares e suas manifestações, sendo a sociedade não resultante do somatório de indivíduos vivos ou a justaposição de suas consciências, mas sim uma síntese, estando concentrada não em partes, mas no todo.

A sociedade, pela visão de Durkheim, busca fortalecer seus ideais coletivos, estabelecer mecanismos que impeçam a desintegração da sociedade como um elemento exterior a individualidade. A busca por essa coesão é explicada por um conceito elaborado pelo mesmo, a solidariedade social. Possuímos dois tipos de consciências, uma que exprime e representa a sociedade vivendo em nós, sendo comum a todos os indivíduos. A outra representa o que possuímos de distinto, individual. Quanto mais a consciência coletiva é extensa, mais a coesão afirma-se dentro do coletivo, embora não signifique que a diferenciação social a diminua. Os laços que unem os membros entre si e ao próprio grupo constituem o conceito de solidariedade do autor.

São duas possibilidades de solidariedade, sendo orgânica ou mecânica. A mecânica liga o indivíduo diretamente a sociedade, constituindo um conjunto de sentimentos e crenças comuns ao coletivo. Esta tem sua parcela de responsabilidade na integração social depende da extensão da vida social que ela abrange, nela ainda pode-se encontrar um alto nível de divisão do trabalho. Quando esta divisão diminui-se a solidariedade mecânica é gradativamente substituida pela solidariedade orgânica. Nesta institui-se um processo de invidualização dos individuos e estes passam a ser solidários em seus meios por terem sua própria rede de ação. Segundo o autor, o indivíduo só existe, no sentido moderno da expressão, quando a sociedade possui divisão de trabalho, sendo ela diferenciada e a consciência individual possuir espaço mais evidente que a consciência coletiva.

Maximilian Karl Emil Weber, conhecido como Max Weber, foi um intelectual alemão que influenciou na sociologia, assim como Durkheim. Para o alemão os cientistas sociais devem buscar um tipo ideal, algo que explique a realidade social analisada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com