TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da produção e operações - ATPS

Seminário: Administração da produção e operações - ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Seminário  •  4.336 Palavras (18 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

PROFESSOR:

SANTO ANDRÉ

SETEMBRO/2013

Sumário

1. Introdução 3

2. Administrações da Produção e Operações e principais funções. 4

3. Evolução da Histórica da Administração da Produção nos dias de hoje, com Início na Revolução Industrial. 5

3.1 Principais Conceitos Utilizados na Administração da Produção. 6

3.1.1. Just-in-time 6

3.1.2 Engenharia simultânea 7

3.1.3 Tecnologia de Grupo 7

3.1.4 Consórcio modular 7

3.1.5 Células de Produção 8

3.1.6 Desdobramento da função 8

3.1.7 Comakership foco 8

3.1.8 Sistemas Flexíveis de Manufatura 8

3.1.9 Benchmarking 9

3.1.10 Produção Customizada 9

4. Organização Rhodia Química e seu sistema de produção, Inputs, Outputs e funções de transformações. 10

4.1 Identificação e Analise rápida da empresa Rhodia Solvay Group. 12

4.1.1 Sistema de produção 13

5. Localização de empresas "o produto" e Conceito do Consórcio Modular. 14

5.1 Consórcio Modular 14

5.2 Comparativo das Principais conceitos sobre Consórcio Modular e a significativa de sua estratégia de manufatura. 15

7. Referências Sites e Bibliografias 19

1. Introdução

Descrevemos a função produção de forma que pode ser entendida como o conjunto de atividades que juntas levam à transformação de um bem tangível em outro no qual terá para o ser humano uma nova utilidade. Vemos que produção e operação são métodos que mesmo em consciente, o homem primitivo já utilizava, pode-se dar um exemplo bem simples deste tipo de produção analisando o passado quando se polia a pedra a fim de transformá-la em um utensílio doméstico, como uma pedra trabalhada em panela, ou cuia, etc.

Colocar as atividades orientadas para uma produção de um bem físico ou à prestação de um serviço como administração da produção e operações é uma forma clara de explicar seu significado. Produção uma palavra que se liga mais de perto às atividades industriais, já a palavra Operações refere-se ou indica às atividades desenvolvidas em uma empresa de serviços. Atividades da Administração da Produção é um objeto, colocado como uma prioridade e concentradas na fábrica. Já tendo uma visão de empresas de serviços as atividades ligadas às operações são espalhadas, sendo que às vezes é difícil reconhecê-las.

A verdade é que com o passar dos tempos, as mudanças e a globalização, fez com que a Administração da Produção que foi criada e designada para um tipo de visão, fosse sendo confundida como uma atividade fabril. Através de pesquisa vê-se que da forma que colocam, imagina um local cheio de máquinas, movimentação de pessoas circulando de lado para outro, linha produção. Hoje sem sombra de dúvida pode-se dizer que tudo tem a ver com a Administração da Produção, mas não se pode dizer que esta imagem é incompleta e real.

Conceitos e Técnicas se constituem no objeto da Administração da Produção e Operações e se aplicam à tomada de decisão quanto aos recursos produtivos ou, mais diretamente, às formas de utilizá-los, do ponto de vista administrativo, de forma a conseguir melhores resultados. Veremos isso em estudo, mas adiante, através de meios e ferramentas prática que auxilia a essas tomadas decisões.

2. Administrações da Produção e Operações e principais funções.

Sistema de Administração da Produção e Operação para que se possam tomar decisões de forma coerentes e responsáveis, e identificar suas principais função, e como foi sua evolução dentro da história, feito através de estudo, informação, onde se torna itens importante e que apoia à tomada de decisão, tanto na tática como na operacional, dentro disto existem questões logísticas básicas para auxiliar tais como algumas perguntas bem simples e que antes de tudo faz com que este administrador veja todas as possibilidades possíveis como:

 O Que produzir e como comprar;

 Quanto devo produzir e quanto devo comprar;

 Quais serão os recursos que tenho para conseguir produzir.

Como para qualquer projeto, metas e objetivos devem existir para ter sucesso esperado, é necessário que seja feita tais estratégias da organização citada acima. Devemos observar que existem diversas alternativas de técnicas e lógicas que podem ser utilizadas, onde ferramentas que baseiam na lógica do calculo de necessidades de recursos a partir das necessidades futuras de produtos, e que venham ser agregados nos sistemas de programação da produção, que utilizam as técnicas de simulação em computador para tomar as decisões.

Existem pontos importantes nas quais todas as empresas devem ter como regra, para alcançar o melhor serviço, menor custo, e garantir-se no mercado, por exemplo:

 Planejar as necessidades futuras de capacidade produtiva da organização;

 Planejar os materiais comprados;

 Planejar os níveis de adequados de estoques de matérias-primas, semi-acabados;

 Programar atividades de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com