TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração do PLT - Estrutura da rede nas organizações

Projeto de pesquisa: Administração do PLT - Estrutura da rede nas organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

Etapa 3–Atividades Supervisionadas de Administração____________________________04

Passo 1 – Leitura e resumo: Estruturaemredesnas organizações__________________04

Passo 2:

1 – Os principais aspectos que fundamentam o projeto_______________________04

2 - Estrutura Organizacional apresentada para a diretoria da empresa: Interligando a comunicação mais ágil entre os novos departamentos _____________________________04

Passo 3–Projeto de Estruturação ___________________________________________08

Referências bibliográficas____________________________________________________09

ETAPA 3 - ATPS

Passo -1

Realização da leitura e resumo:

• PLT de Administração - Estrutura em redes nas organizações:

A Estrutura em redes vem com a ideia de substituir os tradicionais departamentos funcionais por redes de equipes multifuncionais e interdisciplinares. Onde estas redes focam-se em equipes de pessoas flexíveis, ágeis e mutáveis, diferentemente dos tradicionais departamentos que são definitivos, imutáveis, permanentes e estáveis.

Ao se implantar a Estrutura em redes, as equipes tornam-se mais autônomas e autossuficientes nas tomadas de decisões referentes aos trabalhos e suas condições, qualidades, metas e os objetivos a serem alcançados baseados no modelo (empowerment), ou seja, empoderamento, a possibilidade de redirecionamento do “poder” dentro da empresa.

As redes são estabelecidas horizontalmente e não na vertical e suas dinâmicas de trabalho exigem atuações colaborativas e sincronizam-se pela vontade e afinidade de seus integrantes.

Passo -2

1 – Os principais aspectos que fundamentam o projeto

• Existência de um propósito unificador, que pode ser definido como o espírito da rede. Pode ser expresso como um alvo e um conjunto de valores compartilhados pelos participantes, de forma esclarecedora, democrática e explícita.

Participantes independentes, automotivados, não limitados por hierarquias. É o equilíbrio entre a independência de cada participante e a interdependênciacooperativa do grupo que dá força motriz a uma rede.

• Interligações voluntárias, ou seja, participantes que se relacionam e realizam tarefas de forma voluntária e automotivada, podendo escolher seus interlocutores e optar por trabalhar em projetos que os ajudem a cumprir seus objetivos pessoais e organizacionais.

• Multiplicidade de líderes, que podem ser caracterizados como pessoas que assumem e mantêm compromissos, mas que também sabem atuar como seguidores. Descentralização, independência, diversidade e fluidez de lideranças são atestados de autenticidade de uma rede que visa à transposição de fronteiras.

• Interligação e transposição de fronteiras sejam elas geográficas, hierárquicas, sociais ou políticas. O alcance dos objetivos e propósitos é prioridade.

Vários autores, quando tratam da estrutura organizacional em rede, ressaltam que todos têm o mesmo poder de decisão, porque decidem somente sobre sua própriaação e não sobre a dos outros. Pode-se afirmar, portanto, que não há dirigentes nem dirigidos ou os que mandam mais e os que mandam menos. Todos têm o mesmo nível de responsabilidade, que se transforma em co-responsabilidade, na realização dos objetivos da rede.

O processo de formação de redes organizacionais pode ser visto como a criação de laços flexíveis que permitem aos indivíduos e organizações atuar de forma ágil, trocando informações e se ajudando mutuamente. É importante ressaltar que foi a evolução tecnológica que possibilitou a constituição de redes, quebrando as barreiras à livre circulação de informações.

As novas formas de gestão baseadas em flexibilidade trabalho em equipe, agilidade na distribuição de informações etc. culminaram com o desenvolvimentode organizações articuladas em redes, permitindo uma maior troca de informações e cooperação, não só em níveis operacionais, mas também no âmbito estratégico dessas organizações.

2 - Estrutura Organizacional apresentada para a diretoria da empresa: Interligando a comunicação mais ágil entre os novos departamentos

Estrutura em redes pode ser utilizada para unidades organizacionais ou para equipes integradas, a redes (networks) ou teias podem ser definitivas ou transitórias.

Enquanto os departamentos tradicionais são definitivos, permanentes, estáveis e imutáveis, as redes são mutáveis, ágeis e flexíveis, podendo redefinir seu encadeamento e suas atividades continuamente.

(Idalberto Chiavenato)

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com