TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração pública no Brasil e sua importância para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade

Tese: Administração pública no Brasil e sua importância para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2013  •  Tese  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

POLO SÃO BENTO PB

SEMINÁRIO TEMATICO I

Maria Francelly Soares Bento- 91313285

O surgimento do campo de Administração Pública no Brasil e sua importância para o desenvolvimento e o bem estar da sociedade.

A disciplina administração pública no Brasil, assim como na Europa, teve seu inicio ligada a meta de treinar servidores por meados de 1930, antes a administração era tendenciosa à elaboração de leis e regulamentos, fortemente caracterizada pelo patrimonialismo e clientelismo, este legado é sentido até os dias atuais no país, posteriormente a administração publica passou a incorporar outras tendências.

Na década de 1930 contra esta pratica iniciou-se a batalha pela fusão da administração pública moderna, no qual se buscava um serviço público com base na teoria da burocracia de Max Weber primando pelos princípios do mérito e da impessoalidade, contrariando às características patrimonialistas que eram notórias na época. Com isto o estado combatia as oligarquias regionais (ou que procurava integrá-las e subordiná-las a um novo projeto de nação).

Foram criadas regras rígidas de admissão, instituiu-se o concurso público e se estabeleceram critérios meritocráticos de avaliação (Couto, 1993).

Em 1944 com apoio da ONU foi intalada no Rio de Janeiro a Fundação Getulio Vargas (FGV) e logo em 1948, a nova Fundação encaminhou à Organização das Nações Unidas um projeto que socializava o apoio para a criação de uma Escola Nacional de Administração, inspirada na ENA francesa. Foi com o apoio da ONU, em 1952 que foi criada a Escola Brasileira de Administração Pública (Ebap), também no Rio de janeiro, que iniciou com professores americanos e se estruturou como instituição de ensino pesquisa e assistência técnica, no entanto a disciplina assumia totalmente as características da administração publica norte-americana, porém, marcada com uma particularidade por sermos um país considerado pobre e predominantemente atrasado, o que trouxe como prioridades ações para o próprio desenvolvimento. Para levantar sua personalidade como Administração Pública, foi no campo das politicas publicas que a mesma teve um maior desempenho o que culminou com uma delineação mais clara sobre seu público alvo, mesmo assim continuava sofrendo ingerência de teorias que objetivavam eficiência e eficácia.

Com o passar dos anos e de vários estudos e superação de crises conseguiu ser reconhecida como Ciência Social Aplicada, sendo assim indispensável para eficiência das Políticas Públicas, fundamentais diminuindo os problemas sócios econômicos do país.

FARAH, Marta Ferreira Santos. Administração Pública e Políticas Públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com