TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DENTRO DA EMPRESA-VISANDO BEM ESTAR DOS COLABORADORES A FIM DE OTIMIZAR RESULTADOS

Dissertações: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DENTRO DA EMPRESA-VISANDO BEM ESTAR DOS COLABORADORES A FIM DE OTIMIZAR RESULTADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  1.500 Visualizações

Página 1 de 9

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DENTRO DA EMPRESA-VISANDO BEM ESTAR DOS COLABORADORES A FIM DE OTIMIZAR RESULTADOS .

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo principal o incentivo de pessoas em seu ambiente de trabalho a fim de otimizar resultados, buscando aumentar os ganhos da empresa e elevar bem estar dos colaboradores. O projeto visa chegar a esses resultados utilizando praticas de incentivo ao funcionário com centros de lazer, participação no lucro da empresa, planos odontológicos e de saúde e treinamentos.

PALAVRAS CHAVE: Treinamento, lazer, incentivo, lucros e colaboradores.

INTRODUÇÃO

Trabalhos que oferecem crescimento pessoal, sentimento de participação e senso de realização aos funcionários geram as recompensas mais eficazes: a motivação interna. Esta motivação é uma característica que deve brotar prioritariamente de dentro de cada indivíduo. Uma pessoa internamente motivada não precisa de estímulos externos para executar bem sua tarefa. Ao contrário, nestes casos, uma ênfase excessiva em estímulos externos pode acabar eliminando a motivação interna de cada um. Em resumo, a motivação pessoal nem sempre pode ser alcançada através do dinheiro.

Esta auto-motivação, por melhor que seja, não é encontrada igualmente em todas as pessoas ou, ainda, nem sempre ela alavanca o tipo de desempenho especificamente desejado. Os incentivos financeiros podem, com isso, se constituir em motivadores universais, representando o sinal mais evidente da valorização do trabalho do funcionário por parte da empresa.

Posto isso, a importância do dinheiro, enfim, não deve ser nem super, nem subestimada.

"Um sistema de bonificação é algo vivo, que precisa sempre evoluir e, uma vez implementado, não pode ser esquecido". Kenneth Beswick, fazendeiro da Califórnia, EUA.

De acordo com o dia-a-dia de uma empresa e possível observar que nem sempre os incentivos de lazer e plano de saúde são bem vistos aos olhos do funcionário. Este tipo de incentivo é mais aceito por colaboradores com faixa de idade acima de trinta anos por pensarem mais no bem estar familiar, e já o ganho financeiro pelos colaboradores com a faixa etária menor que trinta anos, em busca da possibilidade de estruturação financeira.

1. OBJETIVO

Organização de programas de incentivos na empresa buscando o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. Para isso, preparar o potencial humano frente as inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho.

Segundo Boog (2001, p. 78) o treinamento começa como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional. Estabelecer o valor faz com que o círculo completo do processo seja cumprido, pois enfoca as necessidades, os problemas e as oportunidades que ele originalmente visava a atender.

2. JUSTIFICATIVA

Este artigo propõe a idéia de se conscientizar e ou explorar os reais problemas relacionados aos colaboradores dentro e fora da empresa e consequentemente, proporcionar práticas visando o bem estar do funcionário e um melhor aproveitamento do período de trabalho, buscando integração de funcionários, aumento de produtividade, redução das faltas,melhor desempenho,otimizar resultados.

Investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade de serviços que determinada empresa oferece, porém, esse investimento deve privilegiar todas as pessoas que participam da organização, pois os resultados decorrem das atividades do coletivo.

Para Carlos Cruz, Coach Executivo, apesar do principal objetivo dos treinamentos ser a lucratividade da empresa, eles também acabam contribuindo para a vida profissional e pessoal do colaborador. “É comum que as organizações invistam tanto em treinamentos técnicos como comportamentais, já que têm metas estratégicas a serem alcançadas. Essas metas normalmente estão relacionadas ao faturamento ou crescimento do market share”, explica. “Os treinamentos também ajudam as pessoas a discutir problemas do negócio para criar melhorias; sendo assim, os benefícios são inúmeros, entre eles o desenvolvimento profissional e pessoal dos trabalhadores”.

o treinamento tem que ser utilizado para somar conhecimento ao profissional ou para calibrar algum conhecimento já existente. Se o colaborador não entender que está recebendo determinada orientação para que a atividade dele melhore, seja mais produtiva e com mais qualidade, dificilmente irá valorizar a informação que está recebendo.

Além dos benefícios internos, os treinamentos também possuem forte influência na imagem institucional das organizações. Empresas bem estruturadas, com um ambiente de trabalho agradável e equipes qualificadas são vistas de forma positiva no mercado e ganham vantagem em relação a outras menos preparadas.

Atualmente os treinamentos não são diferenciais, mas sim pré-requisitos pra você estar inserido no mercado. Além de tudo isso, essa ferramenta também é utilizada para que a empresa possa compartilhar informações, como missão e valores. Então, não é o treinamento por si só, é o treinamento alinhado com uma política, uma visão de futuro e um planejamento estratégico bem definido.

Ter uma equipe preparada é a base para uma empresa ter sucesso. Ocorre que muitas vezes executivos e empreendedores acreditam nisso, mas não sabem como por em prática.

3. PROJETOS DE MELHORIA

3.1Treinamentos

O aumento da competitividade aliado ao contínuo e assustador avanço da tecnologia, faz com que as empresas passem a se preocupar com o freqüente aperfeiçoamento de seus funcionários.

O primeiro fundamento a ser conceituado é a função de treinamento que é qualquer atividade que contribua para tornar uma pessoa competente para exercer as suas atividades, aumentar sua capacidade para suas funções atuais e prepará-la para novas oportunidades.

O segundo fundamento oriundo deste conceito é a questão de competência. Competência é a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes. Portanto para julgar se um colaborador é competente é preciso analisar três aspectos que se complementam.

Treinar é "o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem" (CHIAVENATO, 1994, p. 126), é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com