TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguns pontos fundamentais sobre liderança

Pesquisas Acadêmicas: Alguns pontos fundamentais sobre liderança. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.789 Palavras (12 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 12

LIDERANÇA

Liderança é o exercício da autoridade em um grupo social, depende de certas qualidades que variam com a natureza do grupo social e as circunstâncias em que se estabeleceu esta liderança. Os líderes exercem as mais diversas funções, tais como: administrador, planejador, orientador, especialista, representante externo do grupo, controlador das relações internas do grupo, o autor de punições e recompensas, árbitro e intermediário. Nos grupos formais, o líder é designado por alguém de fora e certos traços da personalidade, tais como a autoconfiança, a inteligência e a capacidade de realização, parecem ser propícios ao exercício da liderança.

1. O que é ser líder?

O assunto referente à liderança é palco de discussões entre estudantes, teóricos, homens e mulheres, pessoas das mais variadas nações, línguas, posições sociais e empresariais, do chão da fábrica à presidência.

O fundamental, quando o assunto é liderança, é o entendimento das necessidades das pessoas, é buscar saber o que elas esperam e tentar responder a cada uma das necessidades e formas de entender e agir no dia-a-dia. O assunto é tão complexo, como a natureza humana. Algumas pessoas dentro das empresas esperam ser cuidadas, outras querem liberdade para assumir riscos, outras são mais ponderadas, outras ainda querem fugir da responsabilidade e assim por diante.

Ação e reação. Esta parece ser a lógica na qual estamos inseridos todos os dias. Necessitamos de algo em algum momento, que varia desde um par de sapatos ou comida (tangíveis) até à realização pessoal, amor, afeto, a busca por Deus ou ainda reconhecimento (intangíveis).

Na busca por atender a essas necessidades, sempre nos comportamos de maneira a procurar atender, de alguma forma, tais necessidades e agimos e reagimos seguindo nosso intuito, meta ou objetivo.

No grupo acontecem situações de disputa, cooperação e união, intrigas e desafetos, perseverança ou desistência. Aqui entra o líder, que tem a função

de juntar as necessidades individuais e grupais com as formas de resposta das pessoas e o objetivo da empresa.

Alguns pontos fundamentais sobre liderança:

 um líder representa a alma do seu grupo - a maioria do grupo espelha-se no comportamento e no pensamento do líder, quando esse é validado;

 legitimidade - uma coisa é ser a autoridade máxima, outra é ter legitimidade no grupo.

 o grupo aceita passar por momentos difíceis, desafios, problemas e adversidades se o líder tiver legitimidade e souber estimulá-los a ir adiante. Importante salientar que a legitimidade é algo que se conquista ao longo do tempo:

 cumplicidade - existe uma espécie de pacto invisível de confiança. O líder deve trabalhar para inspirar a confiança das pessoas que estão ao seu lado, confiança semelhante à de um filho com seu pai;

 capacidade de assumir riscos calculados - o grupo assume riscos se percebe que tem o apoio da liderança e esconde a "sujeira debaixo do tapete" caso contrário;

 as pessoas motivam-se por amor ou ódio. Portanto, o líder tem a função de criar o clima em que quer trabalhar, se o clima for de estímulo à competição entre as pessoas no qual existam disputas ou ainda se o estímulo se der através da pressão, pode-se obter uma motivação pelo ódio, pela necessidade de provar que o líder esta errado.

A essência da liderança é a seguinte:

 ver e ouvir com os sentidos e com a alma;

 delegar poder;

 conhecer a si e aos seguidores;

 fazer;

 liberdade emocional e empatia para entender as necessidades das pessoas;

 assumir responsabilidade;

 sincronismo.

O assunto é longo, porém o intuito principal é ressaltar que os líderes não nascem feitos, eles se formam ao longos dos anos e da experiência adquirida, bem como através da análise de fatos e situações cotidianas, com muito empenho e estudo.

2. Liderança ou gerenciamento?

Um erro freqüente de compreensão sobre a liderança refere-se ao seu emprego associado à posição de hierarquia. Sempre que o termo liderança surge, ele rapidamente encaixa-se, mentalmente, no ponto alto dos organogramas. Já se acostumou com este tipo de idéia, e, portanto, qualquer outro conceito que se tente descrever, é motivo para suspeita e forte resistência para refletir a respeito.

O modelo de educação pelo qual as crianças são submetidas é carregado desta percepção, levando-as, posteriormente, a uma crença conseqüente de que liderar é mandar. Ouve-se, inclusive, a já conhecida frase: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo". Neste tipo de cultura a figura de um líder pode se configurar a partir do poder autoritário, superior, intransponível e, em alguns casos, de causar medo.

Todavia, várias pessoas de diferentes lugares e organizações despertaram para uma outra realidade: a liderança possui outras características, diferenciando-se do tradicional modelo hierárquico. Ela, ao contrário da grande crença presente, existe para servir. Inverte-se, então, o papel anteriormente determinado de que o líder deveria ser servido. Neste modelo, o servir está presente em duas vias, mas essencialmente, ele deve estar disponível na liderança. Este conceito traduz-se nas relações aprofundadas que se criam, a partir do compromisso mútuo ou propósito compartilhado entre as partes, da responsabilidade pessoal, da influência que é exercida ao invés da imposição, da motivação obtida pelo respeito e da mudança que se processa com o passar do tempo. Para que ocorra esta evolução é necessária à aprendizagem constante, levando os membros do grupo a uma transformação pessoal. Da hierarquia do organograma, passa-se ao modelo circular, em cuja base está o relacionamento humano como o maior bem a ser cultivado.

A liderança é exercida pelos vários membros do grupo, dependendo da circunstância e a necessidade presente. Portanto, é situacional. Cada pessoa pode, conforme a possibilidade, ser líder por determinado período e retornar ao seu lugar de seguidor. Há um líder, contudo, ele cria oportunidades para que os seguidores atuem na liderança, e, inclusive, os prepara para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com