TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambulatorio

Por:   •  1/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 9

UNIPI - CURSO SUPERIOR DE TÉCNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

RODRIGO MARTINS BARBOSA

PROJEO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

AMBULATÓRIO AMÉLIO MARQUES

                                        

UBERLÂNDIA-MG/2015

RESUMO

Foi realizada uma pesquisa em campo, escolhido o Ambulatório Amélio Marques, em que foram observados os meios de comunicação utilizados pelo ambulatório, foi realizada uma análise dos gastos com materiais descartáveis, equipamentos de segurança individual, uma analise dos casos de emergência que podem ocorrer em uma ambulatório médico , os riscos de acidente de trabalho, informando a  importância da prevenção de acidentes e a promoção a saúde dos trabalhadores, na importância de se ter um ambiente agradável e confortável que ofereça os equipamentos necessários para a realização de um trabalho  de qualidade e que venha proporcionar uma satisfação a seus usuários e funcionários.

Palavras chave: pesquisa, saúde ,trabalhadores.

                                                

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1        INSERIR TITULO DE PRIMEIRA ORDEM        

1.1        TÍTULO DE SEGUNDA ORDEM        

1.2        OBSERVAR SEMPRE O PADRÃO        

1.2.1        Titulo de terceira ordem        

1.2.2        Título de terceira ordem        

2        PADRÃO E A QUALIDADE TOTAL        

2.1        CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA        

2.1.1        Somos sujeitos ativos na construção da história        

CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS         

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho foi desenvolvido dentro do Ambulatório Amélio Marques, situado na Avenida Pará 1720 bairro Umuarama, Uberlândia-MG, atuando desde a década de 1980  no atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde em diversas especialidades médicas, onde será apresentada as análises feitas de acordo com o projeto integrado multidisciplinar.

        Tem como objetivo mostrar a aplicação em campo das disciplinas estudadas no curso de Gestão Hospitalar, a utilização dos conceitos e protocolos correspondentes as áreas analisadas. A metodologia utilizada foi a entrevista e análise feitas no próprio ambiente do ambulatório e enriquecidas com pesquisa bibliográfica .

Ambulatório Amélio Marques

        

        O ambulatório Amélio Marques, possui 114 consultórios médicos equipados cada um com maca, mesa e cadeiras, 1 micro computador ligado a rede de informações interna e a internet. E possui ainda 24 salas para consultas não médicas.

        As consultas médicas são das especialidades de Alergologia, Angiologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Genética Médica, Geriatria, Ginecologia, Hanseníase, Hematologia, Moléstia Infecciosa, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Próctologia, Psiquiatria, Reumatologia, Urologia.

Atendimento Médico

        O atendimento médico ambulatorial visa prestar o primeiro atendimento ao paciente na maioria das ocorrências  médicas, tendo caráter resolutivo para os casos de menor gravidade e encaminhando os casos mais graves para os serviços de urgência e emergência ou para uma internação hospitalar com uma médico especialista indicado para cada paciente.

Atendimento Não Médico

        São os atendimentos  realizados por psicólogo,enfermagem, fonoaudiólogo, serviço social. Este atendimento tem o objetivo de propiciar e ajudar na  recuperação aos pacientes para que eles alcancem o melhor estado de saúde física , mental e emocional possível, e de conservar o sentimento de bem estar  espiritual e social dos membros , sempre envolvendo e capacitando-os para o auto cuidado juntamente com seus familiares, prevenindo doenças e danos, visando a recuperação dentro do menor tempo possível, sempre respeitando as crenças e valores de cada paciente.

Valores

Comunicação e informação ao usuário

        A comunicação visual é um dos principais meios de comunicação e de informação utilizados pelo ambulatório com a finalidade de informar o paciente e tornar o espaço agradável e acolhedor , foi feito um planejamento para que fossem dispostas de maneira planejada placas que contém informações na forma escritas e de  símbolos, que informam o acesso e localização de  saída, extintores de incêndio, banheiros, rampas de acesso, setor de informações, atendimento de consultas. São utilizados também banners com informações administrativas  e funcionais, foram instalados aparelhos televisores nas salas de espera, que transmitem a todo momento informação sobre o atendimento , sobre os médicos, cuidados que devem ser tomados dentro do prédio, dicas de saúde e alimentação.

        Foi implantado também o serviço posso ajudar, realizado por funcionários treinados especificamente para essa finalidade,  este profissional esta apto para fornecer informações pertinentes ao atendimento médico, a localização das salas de atendimento, orientar os pacientes sobre como proceder pra ser atendido e fornecer um atendimento pós consulta.

Primeiros Socorros

        Define-se por primeiros socorros, a prestação imediata de atendimento a uma pessoa vitima de acidente ou mal súbito, tentando amenizar o sofrimento da vitima, até a chegada de ajuda profissional treinado e habilitado que possa proporcionar um atendimento médico que atenda as necessidades da vitima. Um atendimento realizado de forma correta pode fazer a diferença para a pessoa atendida, aumentando as chances de sucesso do tratamento médico. Deve ser respeitado por  parte de quem faz este atendimento de primeiros socorros, suas próprias limitações, não tomando medidas para as quais não esta apto a realizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com