TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIV : Análise Do Conceito Na Prática Clinica Do Enfermeiro Em Ambulatório

Trabalho Escolar: HIV : Análise Do Conceito Na Prática Clinica Do Enfermeiro Em Ambulatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

Vulnerabilidade: Análise do conceito na prática clinica do enfermeiro em ambulatório HIV/AIDS

Introdução:

Para que seja compreendido a forma de adoecimento deve ser analisado o indivíduo em um aspecto geral, considerando todos os aspectos, tais como aspectos culturais, socio-economicos, politicos, as questões de genero, a etnia entre outros.

Em relação a AIDS, o conceito vulnerabilidade não é ultilizado apenas em questões biologicas e ambientais, mas também em aspectos culturais, socio-economicas e sua história de vida, ampliando e valorizando dessa forma a subjetividade do sujeito. A AIDS é uma doença que para muitos, tomam para sí um sentimento de culpa, castigo, e silenciosa para outros principalmente quando questionada no local profissional, muitas pessoas percebem suas dificuldades diante de uma forma ética, social e até mesmo psicológica.

A consulta de enfermagem torna-se um importante dispositivo para troca de informações, compreender a subjetividade e singularidade de cada indivíduo, e tem o papel fundamental no estreitamento de laços.

Conceitos de Vulnerabilidade: Questões Históricas

A vulnerabilidade é definida na intersecção de 3 poderes, sendo eles:

1 – refere-se ao direito das pessoas;

2- Empoderamento: refere-se à sua participação politica e institucional;

3 - Politica Econômica : refere-se à organização estrutural-histórica da sociedade e suas decorrências;

Dessa forma podemos concluir que a vulnerabilidade é uma gama de fatores relacionados que caracteriza a sucetibilidade de cada indivíduo de acordo com os aspectos regionais, grupos sociais, e relaciona-se com a pobreza, com as crises econômicas, e com o nivel educacional.

Na área da saúde o termo vulnerabilidade iniciou-se na década de 1980, com a possibidade de interpretação à epidemia da AIDS, na perspectiva de contribuir na identificação de indivíduos, grupos e comunidades que estavam expostos a maiores niveis de riscos nos planos sociais, politicos, e econômicos, e que afetam diretamente as condições de vida individual, familiar e comunitária.

O conceito vulnerabilidade nada mais é como uma chance de exposição das pessoas ao adoecimento.

Aproximação do conceito de Vulnerabilidade com a epidemia da AIDS

A AIDS é uma doença que as pessoas geralmente associam com a promiscuidade, drogas e homossexualidade, dessa forma procuram isolar o indivíduo e julga-lo de uma forma preconceituosa. As estatisticas da AIDS passaram a mostrar que ela não atinge apenas os indivíduos de grupos de riscos tradicionais, mais a todos que aderem o comportamento e prática de riscos, tais como: práticar relações sexuais sem preservativo, compartilhar seringas, receber transfusão de sangue não testado, assim as estratégias de redução de riscos foram voltadas para a difusão de informações, controle dos bancos de sangue e estratégias de redução de danos para usuarios de drogas injetáveis.

As analises de vulnerabilidade envolvem avaliação de três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com