TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Textual

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Adventista de São Paulo

Curso: Administração.

Disciplina: Português Instrumental.

Alunos: Mayara Silva dos Santos.                                RA: 11860.

   William Carlos de A. Cunha.                           RA: xxxxx.

Professor: Nailton Santos de Matos.

1) Análise Textual:

O texto trata-se de uma monografia por parte de Eneida Maria Erre Araújo e Ilzeni Silva DIas, onde ambas afirmam a importância do uso da norma culta no mercado de trabalho.

No vocabulário há momentos em que o padrão formal é utilizado, geralmente por parte das autoras e de forma coloquial por parte dos entrevistados.

2) Análise Temática:

I- O texto menciona a importância de se usar a linguagem formal e consequentemente as desvantagem que o mal uso desta proporciona à população. Por vezes, grandes oportunidades são perdidas pela falta de pessoas que tenham o domínio da língua portuguesa.

II- Esquema:

  • As empresas esclarecem com base em fatores importantes na história da administração, os motivos de o uso correto da língua portuguesa ser tão importante nesses últimos tempos.
  • O toyotismo deixa registrado que há a necessidade de boa comunicação entre os funcionários e a partir de então, um padrão para a fala e a escrita foi adotado.
  • Há a percepção de que a excelente qualificação por si só, não basta, porém com uma boa linguagem a capacidade e a produtividade do funcionário só tendem a aumentar e melhorar.
  • Com o domínio da língua portuguesa, os funcionários passam a ser vistos não apenas como meros empregados, mas sim como colaboradores de amplo conhecimento, além de capazes e hábeis.
  • As empresas começam a se preocupar em manter uma boa comunicação com seus colaboradores, e a partir de então, contratações e promoções passam a ser sinônimos de boa conduta no que diz respeito à comunicação formal.
  • Conclui-se então, que a habilidade da boa comunicação é fator primordial para o sucesso ou fracasso da empresa.
  • Finalmente a língua ganha seu devido espaço e importância no desempenho profissional e consequentemente novos investimentos voltados para o desenvolvimento da área se tornam necessários.

III- Resumo:

Analisando o texto "O domínio da norma culta da língua portuguesa como determinante de inclusão/exclusão no mundo do trabalho", vemos que houve a necessidade de algumas mudanças serem implantadas no mercado de trabalho. Dentre elas podemos citar a teoria de Taylor, que defendia que a atividade dos funcionários deveria ser milimetricamente calculada e silenciosa, o que na verdade é um método ultrapassado, pois segundo os estudos citados na monografia das autoras, Eneida Maria Erre Araújo e Ilzeni Silva Dias, as ideias propostas pelo Toyotismo são as que melhor surtem resultados.

O Toyotismo propõe a expressão dos funcionários, ou seja, a empresa espera que haja comunicação por parte de seus colaboradores, para ambas as partes caminhem para a excelência.

A habilidade de comunicação é tão importante que hoje em dia, há empresas que durante o processo de admissão do funcionário avaliam não somente a formação, qualificação e desempenho, mas principalmente o domínio da norma culta da língua portuguesa.

As autoras concluem sua monografia ressaltando a importância de novos investimentos na área, para que assim não só o desenvolvimento da empresa esteja em alta, afinal todas as áreas necessitam do bom uso da língua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com