TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de credito

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Mecanismos De Combate

Segundo Soares (2007), uma das principais estratégicas para combater a corrupção, seria a “propagação dos conceitos e a aplicação dos princípios da ética e fixação dos valores morais no ambiente da sociedade e das corporações.”

Para Ramina (2002), “a prevenção é a melhor maneira de combater a corrupção, mesmo em termos de custo para a sociedade, a prevenção efetiva pode reduzir a extensão de ação penal.” No setor privado, códigos de ética e de integridade são de grande importância para desenvolver um senso cívico de respeito pelas instituições e pelos direitos humanos.

Spinelli (2008) afirma que “as atividades de controle interno devem ocorrer prioritariamente de forma preventiva”, buscando identificar pontos críticos no fluxo das ações desempenhadas, de modo a evitar a ocorrência de possíveis desvios na execução dos atos praticados. Porém, essa ação não inclui verificações concomitantes ou, ainda, a posteriori, com o intuito de examinar a regularidade das ações desenvolvidas e, se for o caso, apurar responsabilidades nas situações em que forem identificadas incorreções.

Dentre as ações corruptas que envolvem instituições financeiras, pode-se caracterizar aquelas que possuem impacto direto no patrimônio da empresa, como atos de desvio de recursos promovidos por funcionários, ou mesmo de agentes externos capazes de burlar o sistema financeiro em benefício próprio ou também os que não possuem impacto direto, mas utilizam a empresa como parte de um esquema de corrupção. Podemos citar:

Corrupção ativa - oferecer, para um indivíduo, vantagem indevida em troca de benefícios não legais.

Corrupção passiva - solicitar ou receber, para ou para outrem, uma vantagem indevida, a simples aceitação da proposta já constitui crime.

São propostas de mecanismos para combater a corrupção bancária nas instituições, segundo Costa (2011)

• Reduzir as oportunidades de corrupção por meio de simplificações de procedimentos e regulamentações, por intermédio do incremento da qualidade no uso da tecnologia nas informações.

• Minimizar o poder discricionário daqueles que têm poder de decisão.

• Desmistificar e despersonalizar a ação governamental por meio de mecanismos de transparência e acesso á informação dos públicos interessados.

• Promover a meritocracia no ambiente da organização.

• Aprimorar a gestão financeira e os mecanismos de controle, utilizando sistemas de contabilidade eficientes, combinados com atividades de auditorias internas e independentes.

• Estruturar e assegurar o suporte legal no combate a corrupção.

• Educar as novas gerações quanto á ações éticas e cidadã no trato dos negócios.

De forma geral os bancos adotam hoje, uma série de medidas cabíveis com relação a essas práticas corruptas, como o controle de suas informações. Com o conhecimento as informações, elas se transformam em um bem precioso para as empresas.

2.2.6 - Plano de Ação

O levantamento dessas práticas corruptas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com