TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Financeira, de Custos e Mercado de Capitais

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.759 Palavras (12 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Curso de Administração

CICERA LAYANE LEANDRO DA SILVA 

CRISTIANE SILENE DE SOUZA MENEZES RODRIGUES

INGRID FREIRE SILVEIRA

LARISSA DA SILVA LIMA

MARCIA GRACIELA LIMA DO NASCIMENTO BARROS

NATÁLIA BARROS COELHO

 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Análise Financeira, de Custos e Mercado de Capitais

PETROLINA

2016

CICERA LAYANE LEANDRO DA SILVA 

CRISTIANE SILENE DE SOUZA MENEZES RODRIGUES

INGRID FREIRE SILVEIRA

LARISSA DA SILVA LIMA

MARCIA GRACIELA LIMA DO NASCIMENTO BARROS

NATÁLIA BARROS COELHO

 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Análise Financeira, de Custos e Mercado de Capitais

Trabalho em grupo, apresentado à Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média nas disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais, Análise de Custos e Seminário Interdisciplinar VI. Orientadores: Profª. Alessandra Petrechi de Oliveira, Prof. Leuter Duarte Cardoso Jr, Prof. Wellington Bueno e Prof. Marco Ikuro Hisatomi.

PETROLINA

2016


Sumário

1.        Introdução        4

2.        Administração Financeira e Orçamentária        5

3.        Análise de Custos        5

4.        Mercado de Capitais        6

5.        A Empresa        7

6.        Importância do Fluxo de Caixa        12

7.        Mercado de Ações        13

8.        Viabilidade do Projeto        15

9.        Conclusão        16

Referências        17


  1. Introdução

No mercado globalizado em que vivemos, empresas que não conseguem acompanhar o ritmo das mudanças acabam sendo ultrapassadas por suas concorrentes, as que de certa forma evidencia a necessidade de profissionais qualificados na gestão de todos os departamentos, principalmente o financeiro.

Surge então a preocupação com a correta administração dos recursos financeiros que a empresa dispõe, acompanhando de perto todas as movimentações e o uso eficiente das ferramentas de controle como balanços, demonstrativos, índices e o fluxo de caixa. Entretanto, muitas vezes, o profissional da área financeira trabalha com determinada ferramenta, mas não consegue utilizar e explorar o máximo que esta pode oferecer, por não ter o conhecimento de sua importância e eficiência nos resultados alcançados.

Este trabalho tem como principal objetivo analisar a empresa Ases Indomáveis em fase inicial de atividade, observando aspectos de gestão financeira e orçamentária, de gestão de custos e de mercado de capitais. Será elaborado um DRE e um Fluxo de caixa para a empresa em questão e será observado aspectos como rentabilidade, liquidez, lucratividade, endividamento e saúde financeira empresarial que levam o administrador a tomadas de decisão corretas.


  1. Administração Financeira e Orçamentária

A administração financeira e orçamentária está estritamente ligada à Economia e Contabilidade, podendo ser vista como uma forma de economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos, como também em dados contábeis para suas análises. As áreas mais importantes da administração financeira podem ser resumidas ao se analisar as oportunidades profissionais desse setor. Essas oportunidades em geral caem em três categorias interdependentes: o operacional, os serviços financeiros e a administração financeira.

Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para obtenção de lucro. As atividades financeiras de uma empresa possuem como base as informações retiradas de seu balanço patrimonial e do fluxo de caixa (onde se percebe o disponível circulante para investimentos e financiamentos). As funções típicas da administração financeira são: planejamento financeiro (seleção de ativos rentáveis), controladoria (avaliação do desempenho financeiro), administração de Ativos (gestão do capital de giro), administração de Passivos (gestão da estrutura do capital – financiamentos).

  1. Análise de Custos

Com o significativo aumento da competitividade que vem ocorrendo na maioria dos mercados, a apuração dos custos torna-se altamente relevante para subsidiar a administração na formação do preço de venda dos seus produtos e serviços; atender a legislação fiscal vigente; e, fornecer informações gerenciais que auxilie o processo de tomada de decisões. A apuração correta dos custos é essencial não só nas empresas industriais, mas também no comércio e nos serviços, sendo imprescindível uma gestão de custos para controlar e dar sustentação às suas operações.

Quanto à alocação dos custos, é preciso classificá-los em custos diretos e indiretos. Assim, conceituam cada qual com sua característica:

  • Custos diretos: correspondem aos gastos específicos e que podem ser identificados com o produto ou serviço, como exemplos as matérias-primas, salários e encargos da produção etc. Não sendo produzidos (ou executado os serviços) os gastos não ocorrem.
  • Custos indiretos: correspondem aos gastos que a empresa tem para exercer suas atividades, mas não tem relação direta com o produto ou serviço específico; relacionam-se com vários produtos ao mesmo tempo.

Quanto à formação ou natureza, os dois, tipos de comportamento dos custos são encontrados na maioria dos sistemas de custos - os variáveis e os fixos:

  • Custos variáveis: são gastos que se alteram de acordo com o volume de produção e de vendas. Seu crescimento dependente da quantidade produzida pela empresa.
  • Custos fixos: são gastos que não se alteram, independe do volume de produção ou vendas. São valores consumidos ou aplicados independentemente da empresa estar produzindo ou parada.

Com mercados altamente competitivos, as empresas não podem mais definir seus preços de acordo com os custos incorridos, e sim com base nos preços praticados no mercado em que atuam. O conhecimento dos custos é vital para saber se, dado o preço, o produto é rentável; ou, se não rentável, se é possível reduzir seus custos, para manter a competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (535.1 Kb)   docx (166.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com