TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Sobre Riscos

Por:   •  15/6/2016  •  Resenha  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Com a premissa de criação de valor e busca constante por resultados positivos, as empresas precisavam de uma área de conhecimento capaz de prover análises e visões propícias para a tomada de decisão em aceitação ou recusa dos projetos necessários para a manutenção do negócio, surge então, a controladoria para atuar nessa lacuna propiciando ferramentas para a geração de receita com otimização de custos, tornando o negócio mais eficiente.

A empresa precisa avaliar as necessidades tecnológicas e econômicas de forma eficaz para manter seu crescimento sustentável, além da análise de todos os fatores que envolvem a decisão que favorecem a maximização do lucro e criação de valor.

Para todas as decisões, é importante que a empresa esteja atenta ao risco incorrido nessa escolha, adquirir uma nova empresa aumentando seu Market share ou abrir uma filial, por exemplo, devem ser feitos após analisar, além de outras variáveis, os riscos que essas operações representam para os negócios, sejam eles por fatores internos ou externos.

Podemos classificar os riscos da seguinte forma:

• Risco Estratégico: Mudanças no cenário político ou econômico

• Risco Financeiro: Escassez de recursos financeiros, dificuldade de liquidez, oscilação nas taxas de juros.

• Risco operacional: Fraudes, negligências por parte de funcionários, falhas com tecnologia e eventos externos como fenômenos da natureza.

Existem modelos para analisar e mitigar esses riscos de modo a prevenir a empresa dessas ameaças.

Além das análises do risco é importante também ter metodologias para avaliação do desempenho da empresa. Onde são medidos os processos, a qualidade e eficácia das decisões tomadas anteriormente para que sirvam de base para decisões futuras por meio de indicadores de insumos, processos, produtos ou de resultados, sendo este ultimo medido através de métodos como o Balanced Scorecard e pelos Key Performance Indicators.

Aliado a essas práticas, a empresa também precisa estar atenta ao desenvolvimento do seu orçamento empresarial, que consiste em um planejamento de suas receitas e despesas para um determinado período com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas.

Sob o olhar dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, um dos pontos a se observar é a gestão dos custos, onde deverá predominar a eficiência. Os custos devem estar alocados corretamente de acordo com a necessidade, analisando as variações desses custos para que não impactem o resultado da empresa. Existem algumas metodologias como o ABC (Activity Basead Custing) onde o custo é alocado de acordo com as atividades que a empresa efetua na produção do produto/serviço.

A margem de contribuição também faz parte do mix de análises do gestor, onde este é um dos indicadores mais importantes vistos pela empresa e que demonstra a lucratividade do produto, pois é o resultado da receita com a venda do produto menos os custos e despesas variáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com