TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de dados da coleta de informações da empresa sob investigação.

Seminário: Análise de dados da coleta de informações da empresa sob investigação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Seminário  •  4.736 Palavras (19 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

O intuito desta Etapa é que o aluno tenha embasamento teórico, que fundamentará a análise dos dados provenientes da coleta de informações da empresa em estudo.

Apresentamos nesse trabalho a importância da execução do Treinamento e Desenvolvimento no âmbito empresarial, demonstrando os resultados positivos alcançados.

Destacamos uma pesquisa realizada na empresa Monções Turismo com seus colaboradores, com o objetivo de pesquisar os resultados esperados e com intuito de auxiliar a organização para as decisões que se fizerem necessária.

Podemos assim ter uma ampla visão das necessidades de cada colaborador e da empresa, para se adequar as inovações, chegando á seus resultados satisfatórios.

ETAPA 2

PASSO 1

1.1. Resumo – Amanda Aiub

Artigo 6 – “Aprendizagem e desenvolvimento organizacional: uma experiência com o modelo da Quinta Disciplina, de ANDRADE, A. de L., PPGEP, Dissertação de mestrado,Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 1998 ”.

A globalização tem afetado muito as organizações, a competividade é cada vez maior, os diferenciais estão ocorrendo constantemente para que as empresas consigam se destacarem, essas mudanças estão afetando principalmente aquelas que antes eram privilegiadas por serem mecanicistas. Aprender a sobreviver nessa nova era também conhecido como “a selva do mercado globalizado” que cresceu ainda mais na década de 70 por conta da crise do petróleo que afetou economicamente os Estados Unidos. Não está sendo fácil se adaptar as mudanças, principalmente para as organizações que há anos produzem e administram no mesmo padrão desde a sua fundação.

Nos últimos trinta anos, surgiram diversos modelos que as empresas foram “forçadas” a aplicarem para se manterem no mercado, com isso a habilidade se tornou essencial para a sobrevivência e desenvolvimento das empresas. Os modelos gerenciais tratam da capacidade de aprendizagem, questão estrutural e comportamental das organizações. O modelo que esta recebendo mais investimento, é do capital humano. Segundo o modelo da Quinta Disciplina, de Peter M. Senge e seus colegas do M.I.T. - Massachussets Institute of Technology, acreditasse que as organizações são feitas por pensamentos e interajo de seus membros, assim tendo como mudança principal a maneira em que as pessoas pensam e interagem.

Com isso a gestão empresarial, investiu com muita pressão em seus colaboradores, o sobrecarregando de tarefas e aprendizagem constante, gerando algumas consequências que parecem não serem visto por conta do desejo de tornar-se competitivo. Fazendo com que os empregados estivessem juntos às mudanças organizacionais, aprimorando sua base de conhecimento útil.

Entende-se que quando ocorre uma mudança global, como foi à globalização, isso então é a evolução do homem, que vem se desenvolvendo intelectualmente, as mudanças globais vão surgindo, assim as organizações tem que se adaptar ou buscar os colaboradores capazes para ajudar a empresa se desenvolver e se destacar no mercado de trabalho.

Parece ser importante aprimorar os mecanismos da aprendizagem. É através da aprendizagem que os sistemas vivos se aprimoram e aumentam sua capacidade de sucesso pessoal e da empresa. A aprendizagem é visto de duas maneiras para as organizações, a primeira é que ela pode filtrar, divulgar informações efetivas e a segunda é que com o conhecimento elas podem analisar as maneiras coerentes para o sucesso imediato.

Segundo Arie de Geus, chefe de planejamento da Royal Dutch/Shell, “‘A capacidade de aprender mais rápido que seus concorrentes”, pode ser a única maneira de competir de forma sustentável com as demais empresas.

Arie também relata que as organizações do futuro capacitaram todos os níveis hierárquicos das empresas, assim não tendo mais o grande estrategista e sim a empresa com membros estrategistas.

Notando-se que o aprendizado nas organizações deve ser visto como uma habilidade cognitiva superior, uma habilidade operacional de detectar e corrigir erros, ou mesmo um domínio sobre o processo de inovação.

1.2. Resumo - Ana Carla da Silva Maria.

Artigo 1 – “Treinamento como ferramenta estratégica para o crescimento organizacional”.

As organizações estão tendo grandes mudanças no mundo organizacional, para poder se manter em nível superior as empresas tem buscado um maior desenvolvimento de seus profissionais, e para a melhoria do desenvolvimento as organizações recorrem ao treinamento que se refere á preparação e ao aperfeiçoamento das habilidades e do conhecimento dos funcionários, gerando grandes resultados para a empresa.

Para levantar se há necessidade de treinamento dentro da organização deverá ser feito algumas perguntas relacionada com o diagnóstico treinamento, quem deve ser treinado? O que vai ser aprendido? . As necessidades são descobertas com acorda as atividades da empresa, o processo deve ser avaliado e planejado.

O planejamento do treinamento é definir o seu objetivo e a abordagem necessária para a sua realização, após o processo de levantar as necessidades e planejamento vem a execução do treinamento que a aplicação na prática daquilo que foi planejado e programado para suprir as necessidades de aprendizagem detectadas na organização.

Um dos passos finais importante é a avaliação do treinamento que vai ser verificar se o treinamento ocorreu sem falhas e obtiveram resultados nas áreas sugeridas no aumento da produtividade, redução de custos, aumento das habilidades, redução do índice de acidentes e a motivação pessoal. Com as ferramentas de treinamento a empresa e os empregados estão trilhando para o caminho do sucesso.

1.3. Resumo - Lucimara Ap. Rodrigues da Silva

Artigo 2 – “Levantamento de Necessidades de Treinamento: Reflexões Atuais”

O mundo atual é repleto de transformações constantes, mudanças essas que tem impacto em todo ambiente da vida humana, e tem afetado consideravelmente as organizações de trabalho.

As empresas, independente de seu porte, têm estado em uma corrida para acompanhar essas transfigurações, e até mesmo tentar antecipar o que esta por vim, para assim, ter uma vantagem competitiva, criando seu diferencial em um mercado atualmente exigente.

Dos muitos setores que uma organização possui a área de Recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com