TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Dados De Uma Empresa

Artigos Científicos: Analise De Dados De Uma Empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

Análise de dados

A apresentação dos resultados demonstra promover uma visão dos processos, tendo como base informações coletadas a partir de entrevista semi estruturada na empresa FLEC AÇO.

O nome FLEC é a junção das iniciais dos sócios fundadores, mas expressa uma característica muito importante que a empresa tem, a flexibilidade é fundamental para o segmento e para o sucesso do empreendimento.

O compromisso e empenho da empresa de se apresentar como solução às necessidades de seu cliente é tão efetivo que chega a ser palpável, mas devem-se identificar objetivamente seus limites. Portanto há que se cuidar que a flexibilidade seja compatível com a infraestrutura e o mercado fim que justifica o empreendimento.

A fim de garantir sua posição consolidada no competitivo mercado de ferro e aço, a Flec Aço busca diferenciar-se de seus concorrentes através de um atendimento flexível, capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente em cada projeto. O mesmo ocorre com os prazos de entrega. Entretanto, o cenário econômico do último ano mostrou-se ainda mais complicado para as indústrias. E, diante dessa complexidade, a Flec Aço sentiu a necessidade de adaptações e melhorias constantes.

Dando uma visão abrangente, foi desenvolvido na organização da FLEC AÇO um Sistema de Gestão de Qualidade, aprovado e certificado pela norma ISO 9001:2008, que pode garantir eficácia de seus processos (comercial, de produção, logística e RH) e, consequentemente, a satisfação de seus clientes.

De acordo com os dados, os procedimentos organizacionais especialmente após a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, foram padronizados, com procedimentos que buscam minimizar sistematicamente as chances de erros. Cada rotina foi estabelecida de acordo com a forma de trabalho já constituída em cada área, sendo incluídas apenas algumas regras de conferência e registros para vistoriar as etapas executadas por cada funcionário.

O processo de compras é originada através de etapas, iniciando com a solicitação de compra pelo setor responsável, em seguida é realizado a solicitação de orçamento em três fornecedores ou mais, a partir disto é desenvolvida a seleção do orçamento que melhor atenda a combinação preço x prazo de entrega e emissão da ordem de compra ao fornecedor, então conclui-se com a conferência durante o recebimento através do acordo estabelecido na ordem de compra.

A Flec Aço atua de modo em que cada um dos sócios gerencia um setor, sendo eles comercial, produção e administrativo. Dentro de cada setor as atividades são redistribuídas através de funcionários específicos para cada função.

A Flec Aço utiliza um bom relacionamento da organização com seus funcionários, com o objetivo de promover a lealdade e longevidade dos empregados. Além de benefícios próprios da empresa como fornecimento de cesta básica por assiduidade, alimentação com desconto mínimo em folha de pagamento, plano de saúde para o empregado, cônjuge e filhos menores de idade. A Flec Aço busca realizar eventos pós-expediente a fim de criar um ambiente ainda mais integrado entre empresa e funcionários.

A qualificação é indispensável, para as organizações que almejam crescimento em escala. A Flec Aço implanta treinamentos, de forma eficaz na empresa. Além de buscar promover um ambiente tranquilo e com boas condições de trabalho, provendo toda estrutura necessária, harmonia e capacitação de seus funcionários.

A Flec Aço realiza treinamentos sempre que há necessidade, seja por estabelecimento de uma nova rotina, reciclagem de algum treinamento já fornecido ou quando é implementada uma nova tecnologia. Cada treinamento é registrado, e sua eficácia é avaliada dentro de um período estabelecido.

A empresa Flec Aço estabeleceu desde sua fundação bases éticas sólidas, relacionadas tanto ao respeito pela concorrência sustentável, quanto ao cuidado com o meio-ambiente.

Em relação à ação sustentável, a organização adota a mudança organizacional com a criação do PCP e do cargo supervisor de produção que, dentre outras funções, está incumbido de racionalizar o corte, evitando retalhos e maior aproveitamento das sobras para reduzir os resíduos ou sobras de matéria prima.

“(Srour, p.195, 2013) O conceito de responsabilidade social corporativa não se confunde com o de sustentabilidade empresarial, uma vez que o primeiro enfatiza os benefícios dos públicos de interesse, enquanto segundo remete à capacidade de reprodução das próprias empresas (lucro justo) e de suas condições de existência, tanto sociais (ambiente em que todos possam prosperar) quanto ambientais (uso coeficiente dos recursos naturais).”

O Direito é uma das peças fundamentais para as empresas, pois é através desta fonte que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com