TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Ambiente Externo Forças Macroambientais Oportunidades

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 6

1.8 Análise do ambiente externo

Forças macroambientais - Oportunidades

       Como todo sistemas aberto é influenciado pelas forças macroambientais, é de suma importância para a sobrevivência da empresa que ela esteja preparada para lidar com elas. Todo o desempenho da organização depende de como ela se comporta diante do mercado e isso envolve o comportamento dela em relação a qualquer circunstâncias que pode vir a surgir e afetar os processos e resultados da empresa.

       Com a empresa Data Link não é diferente, ela esta atenta a todo tipo de mudança que o ambiente externo tem oferecido, e tem aproveitado as oportunidades que surgem.

       Uma das oportunidades que o ambiente externo oferece, em dados momentos do mês, que a empresa Data Link absorve é o aumento do fluxo de pagamento, que seria a época de pagamento da população trabalhadora. Isso leva ao aumento de depósitos feitos no banco que a empresa oferece seus serviços. Esse aumento provoca uma mudança nas atividades da empresa, já que o serviço oferecido é o de conferência desses depósitos, e com isso o fluxo de trabalho é influenciado por esse aumento, levando ao aumento também dos processos.

       Não só os períodos mensais que são visto como oportunidades, mas também algumas datas comemorativas do ano, temos o exemplo de natal, ano novo, dia das mães e dos pais.

       A diminuição da inflação faz com que a população tenha maior comodidade em fazer depósitos, já que isso leva ao fato de haverá maior economia do lar do trabalhador. O fato de os preços dos produtos e serviços diminuirem faz com que sobre mais dinheiro para a família, e isso remete ao aumento de depósitos seja em poupança ou em pagamentos.

       O aumento no salário do trabalhador é visto como uma oportunidade pela empresa Data Link. O aumento financeiro no bolso familiar também influência na quantidade de depósitos realizados. O que nos leva a pensar também em relação ao aumento no número de pessoas em atividade no mercado, quanto mais pessoas estiverem trabalhando maior será a quantidade de depósitos feitos.

       Todas essas oportunidades servem para o fortalecimento da empresa e ao aumento de sua produtividade, levando a organização obter maiores ganhos, tanto financeiro como também ganho de espaço no mercado.

Forças macroambientais - Ameaças

       Da mesma forma que as oportunidades influenciam os processos da empresa, as ameaças tem o mesmo papel de influência, porém de um modo negativo se não forem bem administradas e encaradas com firmeza.

       A diminuição da inflação é vista como uma oportunidade, porém o seu aumento é visto como uma ameaça, pois existirá uma queda na movimentação de depósitos efetuados. Enquanto o mercado estiver vivendo esse momento de incerteza econômica o trabalhador terá que se adaptar as constantes mudanças que ocorrem em relação aos preços.

       A questão do aumento do desemprego no país remete a empresa a ligar o sinal de alerta, já que tudo leva ao fato de não haver muitos depositantes, levando a empresa ter seus ganhos ameaçados.

       Com todas essas questões econômicas a mudança de governo também pode surgir como uma ameaça. Quando um governo muda de posse algumas mudanças vem acompanhando esse acontecimento, e sempre é uma coisa que reflete na vida financeira da população.

       Ameaças servem para o melhor preparo da empresa, serve pra deixa-lá mais forte diante das adversidades. A empresa precisa estar preparada para lidar com as mudanças e usar essas mudanças para o seu benefícios.

Forças Setoriais - Oportunidades

       Oportunidades sempre são fatos que as empresas tem que aproveitar para que o crescimento possa ser sempre contínuo, as oportunidades setorias levam as empresas se firmarem cada vez mais no mercado em que atua, pois envolve de uma maneira um pouco mais próxima a realidade da empresa, envolvendo o setor que ela atua.

       Um concorrente que está em uma situação delicada e com risco de encerrar suas atividades pode significar um ganho para a empresa. Ela pode se fortalecer mais no mercado, de forma a investir mais em suas operações. Ou até mesmo comprando a empresa em má situação, ampliando sua área de atuação e de seu poder de mercado, se posicionando de forma mais contundente diante dos de mais concorrentes.

       Outra chance seria a fusão da empresa com outra, que traria para a organização vantagens tanto financeiras quanto operacionais.

Forças Setoriais - Ameaças

       Os concorrentes são grandes ameaças para a empresa Data Link, que forçam a organização manter atenção sempre e a nunca deixar de fazer estratégias para combater as ações que tais concorrentes realizam para se destacar no mercado e conquistar espaço.

Análise do ambiente interno

Pontos fortes da empresa Data Link

       Os pontos fortes da empresa Data Link a fizeram se destacar perante as demais empresas e a ganhar a licitação para oferecer os seus serviços para o Banco do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com