TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do ambiente externo

Seminário: Análise do ambiente externo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2014  •  Seminário  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

A análise do ambiente externo permite a uma organização identificar oportunidades, ameaças e questões estratégicas que poderão afetar seus fatores-chaves de sucesso.

Uma vez identificadas as forças ambientais que afetarão o desempenho de uma empresa como um todo, ficará mais fácil a tarefa de minimizar o impacto e direcionar os esforços para os resultados.

Esta análise tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a sua atual posição produto-mercado e, também, quanto a sua posição desejada no futuro.

As oportunidades podem ser do tipo:

a) Naturais: as oportunidades naturais são as incorporadas à natureza da empresa.

b) De evolução: as oportunidades de evolução são proporcionadas à empresa através da formação e consolidação gradativa de condições e circunstâncias que tenderão a concretizar uma vantagem definida e concreta.

c) Sinérgicas: as oportunidades sinérgicas proporcionam situações complementares e adicionais para a empresa. Normalmente, provocam modificações na estrutura organizacional e exigem novo setor de conhecimento.

d) De inovação: as oportunidades de inovação normalmente modificam as características econômicas fundamentais e a capacidade da empresa; requerem grande esforço, recursos de primeira classe e dispêndios em pesquisa e desenvolvimento.

Deve-se considerar que as oportunidades certas serão escolhidas se:

• o foco residir na maximização de oportunidades e não na minimização das ameaças e de riscos;

• todas as principais oportunidades forem analisadas conjunta e sistematicamente;

• compreenderem quais oportunidades se adaptam à atividade da empresa; e

• houver equilíbrio entre oportunidades.

Uma oportunidade devidamente usufruída pode proporcionar um aumento dos lucros da empresa, ao passo que uma ameaça não administrada pode acarretar diminuição nos lucros previstos, ou mesmo prejuízos para a organização.

As ameaças classificam-se em:

a) Naturais: são as incorporadas à natureza da empresa.

b) Aceitáveis: são as que a empresa permite aceitar, sendo importante analisar até que ponto a situação é aceitável.

c) Inaceitáveis: são as que a companhia não se permite aceitar devido a sua incapacidade em explorar uma situação de êxito quando esta ameaça existir.

Uma forma de se realizar uma análise de riscos e oportunidades é simplesmente classificar os fatores ambientais examinados em termos de níveis ambientais, riscos e oportunidades potenciais. Então, a administração deve resumir as implicações para a futura diretriz organizacional que surgir.

Para o estabelecimento da análise ambiental externa (oportunidades e ameaças) da empresa, o administrador deverá analisar alguns aspectos relevantes:

• Quanto ao processo de integração: quais são as barreiras em cada uma das fases de produção que levam ao produto final da empresa? Quais são e qual o nível de capacitação dos competidores em cada fase de produção que levam ao produto final da empresa?

• Quanto à tecnologia: quais as alterações tecnológicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com