TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme O Diabo veste Prada

Resenha: Análise do filme O Diabo veste Prada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Resenha  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  7.459 Visualizações

Página 1 de 4

O diabo veste prado

INTRODUÇÃO

A análise apresenta a trajetória de inserção de um indivíduo numa organização, o modo de adequar-se à sua cultura e clima organizacionais.

O filme, O Diabo veste Prada, apresenta a trajetória da personagem Andrea Sachs, uma jornalista em busca de oportunidades no mercado de trabalho que aceita uma proposta de ser assistente numa revista de moda bem conceituada. A empresa tem como editora chefe da revista Runway Miranda Priestly, uma mulher temperamental e exigente que usa seu poder no mundo da moda para manipular tudo e todos.

A cultura organizacional de uma empresa é definida pela maneira com que os colaboradores percebem as características do comportamento, valores e convicções observáveis em uma empresa, e não ao fato dos funcionários gostarem ou não delas. O grande desafio de Andrea era o de adaptar-se àquela cultura, a qual ela mesma criticava por seus valores, crenças e normas, ou seja, seus elementos organizacionais.

O grau de satisfação das pessoas no ambiente é medido pelo clima organizacional, que expõe como os integrantes estão se sentindo em relação à organização e seus administradores e está diretamente relacionado com a cultura das organizações. É a expressão pessoal da visão que os trabalhadores e dirigentes adquirem da empresa a qual pertencem.

É possível observar no filme a capacidade de adaptação de um indivíduo num determinado meio, como a mudança é um processo fundamental. Por exemplo, adapta-se e passar pelo processo de aprendizagem quando se almeja um emprego melhor, como também um cargo mais importante ou até mesmo administrar a mudança para melhorar a vida pessoal.

1 CULTURA ORGANIZACIONAL

A cultura organizacional compreende os valores, convicções e premissas sobre o comportamento apropriado que os membros de uma organização compartilham e é principalmente aprendida por meio da observação de pessoas e eventos na organização. Existem alguns artefatos da cultura organizacional que contribuem para que os funcionários a compreendam.

No caso do filme, O Diabo veste Prada, Andrea Sachs é contratada como uma das assistentes de Miranda Priestly, editora chefe da revista. Inicialmente Andrea não se encaixa na cultura da empresa, sente-se desprezada diante dos colegas de trabalho, da chefe e por Emily, também assistente de Miranda.

Diante dessa situação conturbada, Andrea passa a questionar sua capacidade para exercer as atividades, pois nada do que fazia era visto como bem feito, já que desconhece o ramo da moda e gera uma imagem de ineficiência. Em seguida, expõe suas queixas e indignação a Nigel, estilista da revista que se torna seu amigo.

O estilista diz a ela que não está se esforçando o bastante e que nem mesmo quer o emprego, enfatiza que muitas garotas desejam a sua colocação. É assim que Andrea começa a entender a cultura da organização e em seguida muda sua aparência e sua atitude comportamental para ser aceita na revista.

O comportamento inclui coisas observáveis que as pessoas fazem e dizem ou as ações dos funcionários. Os artefatos são o resultado do comportamento e incluem a linguagem escrita e falada, o vestuário, os objetos materiais e o arranjo físico da organização.

O Diabo veste Prada aborda a cultura de uma grande revista de moda, ou seja, a maneira de se vestir na empresa inclui um código voltado para o mundo da moda o que exige roupas e acessórios de grifes famosas e uma rede de contatos com pessoas importantes do

ramo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com