TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise operacional Cargill

Por:   •  26/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.983 Palavras (40 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 40

ANÁLISE INDUSTRIAL DA EMPRESA CARGILL:

UNIDADE PRIMAVERA DO LESTE – MT

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

As informações contidas nesta análise são frutos de pesquisas realizadas pelo Professor Adalberto Paulino Bião Neto, Mestrando do Curso de Engenharia de Produção e Inovação da UFRGS. A coleta teve como fonte de dados primários informações coletadas através de contatos por e-mail, telefone e uma visita técnica realizada no dia 26 de junho de 2015 na unidade fabril descrita. Os dados primários contaram com a contribuição dos seguintes colaboradores:

• Bruna Adriane da Costa Martins – Assistente de Engenharia (bruna_Martins@cargill.com);

• Juliana Gulart – Coordenadora de Recursos Humanos (juliana_Goulart@cargill.com);

• Kerton Corali – Gerente industrial (Kerton_corali@cargill.com)

Minha gratidão a todos pelo auxílio e apoio nesta breve pesquisa e pela atuação importante da Cargill no desenvolvimento socioeconômico de nossa região.

Já os dados secundários foram de fontes externas, oriundos de pesquisas independentes listadas ao final deste trabalho nas referências bibliográficas. Qualquer divergência ou incompatibilidade de informação, é de inteira responsabilidade deste pesquisador.

Imagem 1: Registros da visita técnica.

CONTEXTO HISTÓRICO

A Cargill foi fundada em 1865 por Willian Wallace Cargill, nos Estados Unidos da América. Inicialmente começou as atividades apenas com armazenamento de grãos e hoje produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades. Atualmente são mais de 152 mil funcionários, em 67 países, que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham. Pela dimensão e o diferenciado portfólio de produtos, a organização possui estrutura Multidivisional com unidades estratégicas de negócio por região.

ATUAÇÃO NO BRASIL

No Brasil as atividades tiveram início na cidade de Avaré em 1965, no estado de São Paulo. Atualmente a Cargill está presente em 14 estados brasileiros, sendo 158 municípios (conforme figura 1) e possui cerca de 8 mil Funcionários.

Figura 1 - Distribuição das Unidades da Cargill pelo Brasil.

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA

O Mato Grosso é o principal Estado produtor de soja do País e deverá totalizar 27,68 milhões de toneladas em 2014/15, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (IMEA).

A unidade estudada fica localizada no município de Primavera do Leste, Mato Grosso. Um jovem e promissor Município com cerca de 5 mil 472 quilômetros quadrados de área, Primavera do Leste está localizado à 240 quilômetros de Cuiabá, capital do Mato Grosso. A cidade foi emancipada em 1986 e hoje é considerada a quinta economia do Estado, com uma população de cerca de 55 mil e 451 habitantes residentes, segundo estatística do IBGE de 2013. A agricultura é sua maior fonte de arrecadação, e a soja seu principal produto de destaque no cerrado brasileiro. A cidade foi escolhida para abrigar a fábrica por oferecer um elo importante com a cadeia produtiva e por gerar grande oportunidade de desenvolvimento regional. “A produção local é suficiente para justificar a fábrica. A Cargill tem importante presença na originação de grãos no Mato Grosso e é uma importante unidade industrial na região para agregar valor ao arranjo produtivo”, destaca José Luiz Glaser.

Figura 2 – Malha viária para escoamento dos produtos da Unidade de Primavera do Leste.

Além do aumento da arrecadação de impostos com o novo parque industrial e da ampliação da empregabilidade, a região teve seu comércio incrementado com a construção de novos hotéis e postos de gasolina, entre outros estabelecimentos. Primavera do Leste também começa a se beneficiar com projetos de responsabilidade social trazidos pelas novas empresas. Esta planta Agroindustrial é responsável pelo armazenamento e beneficiamento do grão da soja através de processamento da oleaginosa, produção de farelo (Ração animal) e óleo (consumo humano), a partir do grão, conta com uma unidade de refino e envase de óleo (Marca Liza™).

A fábrica possibilita à Cargill alcançar de forma competitiva mercados que antes não participava. Além disso, as regiões Norte e Nordeste do Brasil apresentam grande potencial e níveis significativos de crescimento nos últimos anos.

UNIDADE DE PRIMAVERA DO LESTE

Foram aproximadamente quinze meses para a construção da fábrica. A planta está instalada em uma área total de 60 hectares (60.000 m²), sendo 25 mil m² de área construída e 44 mil m² de área aberta.

A unidade é dividida em dois complexos: um de esmagamento para produção de farelo de soja e o outro para refino e envase de óleo de soja marca Liza™. A moagem de 3 mil toneladas de soja por dia gera aproximadamente 2.340 toneladas de farelo, sendo 60% destinado ao mercado externo e 40% ao doméstico. Já a fabricação de Liza irá abastecer principalmente as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, mercados em que o produto tinha pouca presença. A expectativa é de produção de um milhão de caixas de óleo Liza™ por mês, o que corresponde a 460 frascos de 900 ml por minuto.

Com esta unidade em Primavera do Leste, a Cargill alavancou a competitividade da empresa no mercado de soja e de seus derivados onde os grãos serão processados mais próximos dos agricultores do Estado de Mato Grosso, estreitando as relações com eles e diminuindo custo e otimizando tempo tornando a empresa mais competitiva para venda de óleo e farelo de soja em mercados onde até agora não eram líderes. Desta unidade saem 10% do óleo de soja consumido no Brasil.

Atualmente são 280 colaboradores, distribuídos em 4 turnos, fazendo com que a unidade opere 24 horas por dia. Anualmente é feita uma parada de 30 dias para a manutenção e adequação das máquinas. A planta conta com a unidade de refino e envase, que é comercializado sob a marca Liza™.

Imagem 2 – Imagem da planta da Cargill em Primavera do Leste.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.5 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com