TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resultado bruto ou resultado operacional bruto

Artigo: Resultado bruto ou resultado operacional bruto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  Artigo  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 2

RESULTADO BRUTO OU RESULTADO OPERACIONAL BRUTO

Receita de vendas de mercadorias- Impostos sobre vendas- Devoluções de vendas- Custo das mercadorias vendidas(cmv)

Patrimônio Líquido

Como já foi tratado, foi dito que o patrimônio líquido é conceituado como algo residual, mas ele pode ter subdivisões dentro do balanço patrimonial. Por exemplo, na sociedade por ações, recursos aportados pelos sócios, reservas resultantes de retenções de lucros e reservas representando ajustes para a manutenção do capital podem ser demonstrados separadamente.

Tais classificações podem ser de extrema relevância para a tomada de decisão dos usuários das demonstrações financeiras quando indicarem restrições legais ou de outra natureza sobre a capacidade que a entidade tem de distribuir ou aplicar de outra forma os recursos patrimoniais.

Todos esses elementos que compõem essa demonstração fundamental que é o Balanço Patrimonial contribuem de maneira crucial para que os usuários que dela fizerem uso possam tomar as melhores decisões possíveis baseadas em um grau de confiabilidade transmitido por essas informações.

Ativos

O benefício futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a organização. Tal potencial pode ser produtivo, quando o recurso utilizado é parte integrante das atividades operacionais da entidade. Pode ter também a possibilidade de conversibilidade em caixa ou a diminuição de saídas de capital como por exemplo o processo industrial alternativo que tem por objetivo reduzir os custos de produção.

Geralmente há uma forte associação entre incorrer em gastos e gerar ativos, porém ambas não são indissociáveis. Caso a entidade tenha gerado um gasto para promover um fato que vá ao encontro da busca por benefícios econômicos futuros não é prova conclusiva de que um item que satisfaça a definição de ativo tenha sido obtido, ou seja, pode ou não dar certo.

Reconhecimento de ativos

Um ativo deve ser reconhecido no Balanço Patrimonial quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser mensurado com confiabilidade. Um ativo não pode ser reconhecido no Balanço Patrimonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente. Ao invés disso tal transação deve ser reconhecida como despesa na demonstração do resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com