TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apagão De Profissionais

Artigo: Apagão De Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Artigo  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

Apagão de profissionais

O grande desafio dos empresários e executivos é como lidar com o famoso apagão de talentos, faltam profissionais qualificados para ocupar os cargos demandados pelas empresas, não só no futuro próximo, mas já no curto prazo, sem reposta a pergunta mais importante: como é possível resolver efetivamente o problema? A solução, embora não seja única, sem dúvida começa pelo investimento constante na educação. Ainda assim, os resultados virão aos poucos e em médio em longo prazo.No entanto, em paralelo, de forma mais imediata, existem soluções que podem vir das próprias empresas envolvidas na busca por mão de obra qualificada. Neste sentido, há pelo menos um aspecto importante a será validado: a demanda pelo excesso de profissionais qualificado vai alterar o papel dessas organizações. A exigência de competências, qualificações experiência acima do necessário para algumas posições tem gerado dois principais desafios, que são identificar o profissional em si, com potencial para o cargo a ser ocupado, e o fato de que um profissional excessivamente qualificado para uma determinada função tem sua motivação rapidamente impactada, o que dificulta sua retenção.No setor da gerência de recursos humanos a carência por profissionais pode-se rever as qualificações exigidas para essa determinada função, contratar profissionais com formação técnica, ou seja, sem formação superior, portanto com o apagão de talentos pode ser amenizado no curto prazo diretamente pela ação unilateral das empresas, por meio da reavaliação de quais as exigências mínimas para as posições que estão em aberto. Outro ponto a ser revisto é o de como as empresas devem medir um verdadeiro talento. As questões tangíveis são relevantes, mas, por vezes, as portas são fechadas para profissionais muito capazes, que suprem a suposta carência inicial pelo seu perfil comportamental.

Proposta para o auto desenvolvimento do gerente de Recursos Humanos

O processo de auto desenvolvimento engloba algumas etapas importantes, dentre elas são:-Se auto-analisare verificar quais atitudes, habilidades e competência quefaltam e procurar desenvolvê-las;-Estudar e procurar conhecimento da área;-Buscar feedbacks;-Definir metas e prioridadese também procurar meios para cupri-lós;-E o principal de tudo tomar iniciativa, ficar parado não leva oprofissional a lugar nenhum.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Acreditamos que o apagão de profissionais realmente existe e que muitossão os desafios que o mundo corporativo irá trilhar, porém percebemosque existe um esforço geral para que este quadro seja eliminado ou pelomenos minimizado.Hoje percebemos que as organizações têm investido na reciclagem etreinamento de seus profissionais em contrapartida também vemos umesforço por parte de profissional na busca de melhoria em seudesempenho.Portanto cremos sim que este quadro pode se reverter, e preciso tãosomente que tanto governo, organizações, pais e o próprio profissionalinvista pesado na educação.Precisamos mudar nossa percepção de mundo, ficar acomodado não traráa mudança necessária para um futuro melhor. A visão necessária precisaser de mudança, adaptação e flexibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com