TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Trabalho Universitário: Competências Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  2.018 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Competências Profissionais

EMANUELA CAMPELO DA SILVA RA: 4140197356

ISABEL BEZERRA DE CARVALHO RA: 4140246419

LILIANE JOSEFA DA SILVA RA: 4140225933

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Competências Profissionais”, sob orientação do professor-tutor à distância Erivelto Santiago Souza.

TAGUATINGA / DF

2012

Etapa 1

Texto: Perfil da escola “X” e discussão sobre a situação relatada.

A escola Centro de Educação Infantil Criança Feliz está localizado na cidade de Santa Maria – DF, o horário de funcionamento é de 7 h e 30 min. às 18 horas, fica próxima a área residencial, em local com infraestrutura, como asfalto, energia elétrica e tratamento de esgoto. Possui um fluxo grande de pessoas por estar localizada próxima a área residencial e comercial. Fica bem próxima a pontos de ônibus, onde facilita o acesso dos usuários ao transporte público. Possui atualmente 450 alunos matriculados no ensino fundamental. Abriga um número de 20 pedagogos, A escola possui um espaço amplo. Tem 26 salas de aula, 2 laboratórios um de informática e outro de ciências, 1 sala de leitura, 1 sala dos professores, cantina, quadra esportiva coberta, pátio, sala de Secretária, sala de Coordenação e sala de Direção. A estrutura é conservada. Tem espaços amplos possui 4 banheiros para alunos e 2 para professores e 1 parquinho. Há organização entre a conservação de livros e materiais pedagógicos. A escola possui material para uso coletivo. E está à disposição de professores e alunos. A escola detectou crianças do 1º ano do ensino fundamental com dificuldades de aprendizagem relativas à operação matemática de adição. Diante deste contexto, é necessário criar um projeto de ensino e aprendizagem que paute na utilização da educação lúdica para mediar às práticas docentes na gestão de sala de aula. Para isso é necessário que os professores tenham conhecimento da importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem, dessa forma e em conjunto com os demais membros da comunidade escola e através das atividades desenvolvidas os alunos terão mais facilidade para aprender a disciplina de matemática.

A Importância do Elemento Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem

O lúdico é uma ótima estratégia para ser usado como estímulo na construção do conhecimento humano e na busca das diferentes habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais.

Ajuda a identificar as facilidades e dificuldades apresentadas por cada criança durante o ensino aprendizagem. Através das brincadeiras em sala podemos observar o desenvolvimento da criança e auxiliar na forma de aprendizagem, tornando o ensino mais prazeroso.

O lúdico é de grande auxilio nas questões relacionadas ao comportamento da criança, pois auxilia na organização e faz com que a criança obedeça às regras de forma prazerosa sem se sentir obrigada a realizar uma tarefa que ela não gosta.

De acordo com (Vygotsky, 1984, p. 27),

É na interação com as atividades que envolvem simbologia e brinquedos que o educando aprende a agir numa esfera cognitiva. Na visão do autor a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real, tanto pela vivência de uma situação imaginária, quanto pela capacidade de subordinação às regras.

Diante da situação apresentada pela escola “X”, podemos observar a necessidade da inclusão imediata da educação lúdica, de modo a estimular o aprendizado dos alunos e garantir qualidade no ensino oferecido.

O Papel do Professor na Prática Pedagógica

O educador deve oferecer formas didáticas diferenciadas, como atividades lúdicas para que a criança sinta o desejo de pensar. Isto significa que ela pode não apresentar predisposição para gostar de uma disciplina e por isso não se interessa por ela. Daí, a necessidade de programar atividades lúdicas na escola.

O educador que esta sempre buscando aperfeiçoar seus conhecimentos sabe que os jogos e brincadeiras fazem parte da vida da criança, pois elas vivem num mundo de fantasia, de encantamento, de alegria e de sonhos, da descoberta de si mesmo, da possibilidade de experimentar, de criar e de transformar o mundo, pois existem hoje vastos e amplos meios e fontes de informações que podem atualizar e orientar o educando, para que a mesma possa estar entrando com a criança neste mundo do real imaginário.

A Importância do Brincar

A brincadeira é uma atividade presente na vida de crianças em diversas culturas, possuindo papel importante no desenvolvimento das mesmas. Apesar disso, tal importância nem sempre é reconhecida pelos adultos, os quais priorizam na educação das crianças aspectos cognitivos formais e apresentam uma dificuldade em visualizar a relação existente entre brincadeira e desenvolvimento.

Para isso é necessário que haja um planejamento também por parte da escola. O planejamento escolar não pode ser conduzido de forma autoritária e centralizadora, uma vez se pretende instituir uma cultura mais democrática e participativa nos processos desenvolvidos na escola. A escola precisa elaborar planos de trabalho ou planos de ação onde são definidos seus objetivos e sistematizados os meios para a sua execução bem como os critérios de avaliação da qualidade do trabalho que realiza a fim de promover ensino de qualidade para os alunos. Abrir espaço para os professores introduzirem o lúdico de forma a facilitar o aprendizado das crianças principalmente nas disciplinas de maior dificuldade como, por exemplo, a matemática.

O Estudo de Matemática

A criança ativa e curiosa não aprende Matemática memorizando, repetindo e exercitando, mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com