TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação e Historia dos Containeres

Por:   •  18/5/2015  •  Artigo  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Complementar.

Logística Internacional.

Contêineres, tipos e aplicações.

Lucas Grecchi de Camargo.

Contêiner.

Com o avanço da tecnologia marítima e a construção de embarcações de estruturas metálicas, para atender o aumento constante da demanda global, o problema enfrentado pelos armadores, que antes era o peso, passou a ser o espaço das embarcações tendo em vista, que a “embalagem”  antes utilizada eram  tonéis, que não tinham dimensões padronizadas variando de região para região dificultando a organização dos volumes no espaço do navio.

Somente por volta de 1900 DC, os países passaram a estudar a possibilidade de criar uma estrutura padrão que serviria para alocar os bens a serem transportados, esta “embalagem” deveria ser de estrutura metálica o suficientemente forte para resistir as operações de embarque e desembarque, estiva e desestiva, contudo existia um desentendimento quanto a metragem desta “embalagem, levando as noções a se dividirem em dois grandes grupos, ISO: International Standars Organization e ASA: American Standards Association.

Grupos estes que observando a grande necessidade de padronização mundial se reuniram, em 1958 para buscar um possível acordo quanto as dimensões a serem utilizadas  

Por volta de 1968 o mundo passa a adotar as medidas a ISO como padrão, buscando maior facilidade e flexibilidade para as operações, possibilitando a movimentação das mercadorias entre diferentes modais sem a necessidade de descarregar a mercadoria em pontos intermediários.

Tendo sua estrutura composta basicamente por sua estrutura, paredes e piso.

A estrutura é constituída por aço em liga especial e as demais partes são constituídas por alumino, material sintético e aço.

Tendo como origem a cultura inglesa a unidade de medida adotada foi pés’ , sendo dispostos em duas configurações 20’ e 40’, algo em torno de seis e doze metros, devido as “baias” destinadas a alocar os containeres tem 40’ possibilitando a armazenagem de dois ou de um container dependendo de sua dimensão o mesmo acontece com o transporte rodoviário, onde os veículos dispõem de carretas nestas dimensões para facilitar a movimentação ganhando agilidade no processo.

Tipos de Contêineres:

Levando em consideração que 90% dos fretes a nível mundial são de natureza  marítima, é possível afirmar que a grande maioria dos produtos são movimentados por este modal, sendo assim os receptáculos (contêineres) devem atender a estas necessidades, surgindo assim uma variação no tamanho, layout e aplicação, como podemos ver a seguir alguns dos modelos mais utilizados.

Insulated Container – refrigerado.

São containeres refrigerados, por uma corrente de ar fria em seu interior que tem como fonte o navio:

[pic 1]

Dry Cargo Container – Dry Box

Modelo mais utilizado para cargas com menor grau de exigências em sua armazenagem ele é o que temos como container “comum”. [pic 2]

Integrated Reefer  Container – refrigerado.

São utilizados para auxiliar no transporte de cargas que precisam de um controle de temperatura, como carnes, frutas, flores, vegetais, chocolates, produtos químicos e filmes fotográficos. Tem como fonte de resfriamento uma unidade acoplada ao container que é ligada a rede elétrica do navio, este container diferente do outro permite maior flexibilidade quanto temperatura e outras variáveis.

[pic 3]

Open Top Container.

Como o próprio nome descreve, este container provem de um teto removível, caso a carga tenha dimensões que dificultem a acomodação no interior do container, o teto poderá ser removido e a carga acomodada pela parte superior, com auxilio de um guindaste, feito isto o teto que é representado por uma lona, é colocado e a carga segue viajem.

[pic 4]

Flat Rack Container

Indicados para cargas com dimensões ainda maiores que ao caso anterior, este contêiner além de não ter teto, não tem as paredes laterais.

Destinados para auxiliar na movimentação de grandes volumes como carros pesados, bobinas de aço, dutos, etc.

[pic 5]

Plataform

Ideais para cargas que não se adéqüem a nenhum outro container devido suas dimensões, como maquinas, veículos de guerra e qualquer outro bem de grande porte.

[pic 6]

Ventilated Container

Contêiner com design interno que possibilita a passagem de ar,        destinado a cargas orgânicas, como o café.

[pic 7]

Bulk Container

Desenvolvidos para auxiliar no transporte de cargas a granel estes containeres tem um espécie de duto em sua parte superior onde é acoplada uma mangueira que joga o produto de maneira rápida e eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (237.8 Kb)   docx (205.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com