TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação da disciplina: A disciplina de Fundamentos e Teoria Organizacional

Seminário: Apresentação da disciplina: A disciplina de Fundamentos e Teoria Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Seminário  •  4.043 Palavras (17 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 17

FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Visão geral

Apresentação da disciplina:

A disciplina de Fundamentos e Teoria Organizacional tem a finalidade de proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender a influência e a importância dos administradores e os principais conceitos para gestão de uma organização. Por meio das teorias da administração será apresentada a evolução do mundo corporativo e as principais ferramentas utilizadas atualmente pelos gestores.

Objetivos:

Nesta unidade, você será levado a:

• Apresentar os conceitos e os componentes básicos da administração para entendimento dos processos administrativos.

• Entender como a história influencia na história e evolução da gestão.

• Conhecer como os ambientes internos e externos interferem na gestão das organizações.

• Compreender as principais funções do gestor nas etapas de planejamento, controle, organização e liderança.

• Analisar as futuras tendências na gestão das pequenas e médias empresas.

Conteúdo Programático:

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO E CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

• Conceitos de administração

• O papel e as funções do administrador

• Recursos da empresa

• Os níveis organizacionais e habilidades administrativas

• Organização e suas classificações

UNIDADE 2 – BASES HISTÓRICAS E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

• Bases históricas da administração

• Abordagem clássica

• Abordagem humanística

• Abordagem organizacional

• Tendências de gestão

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das teleaulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), ala atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e webaulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (Portfólios) além do material do impresso por disciplina.

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir à teleaula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de quatro avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, teleaula, webaula e material complementar.

Habilidades e competências

Ao final das unidades espera-se que você:

• Compreenda a importância da organização na sociedade, bem como, o administrador como gestor de recursos.

• Aplique os conhecimentos das teorias da administração na sua organização e analise as possibilidades de adaptações conforme o ramo de atuação.

• Desenvolva a percepção de dimensão da empresa e os principais termos utilizados na administração.

APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR

Olá, pessoal,

É com grande satisfação que apresento a disciplina Fundamentos e Teoria Organizacional. Sou a Professora Karen Manganotti. Estaremos nessa unidade de estudo aprofundando questões como: o motivo de estudar administração, os principais conceitos e funções que um gestor precisa conhecer, qual é o papel da organização e as principais habilidades e competências que deverão ser desenvolvidos no Curso de Administração.

Página

Unidade 1 - INTRODUÇÃO E CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

1. ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRADOR

Vamos iniciar os estudos entendendo o que significa administração? E qual é o papel do gestor em uma organização?

Para Caravantes, Panno e Kloeckner (2005, p. 384): “Administração é o processo de consecução de objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.”

Um autor muito conhecido na área de gestão é Idalberto Chiavenato (2004, p. 5) que define administração como: “É um complexo processo de tomar decisões a respeito de recursos e de objetivos a serem alcançados. A finalidade desse processo é buscar o alcance de objetivos por meio da utilização de recursos”.

Segundo Maximiano (2004, p. 15) o conceito refere-se a: “Ação! Administrar significa em primeiro lugar, ação... processo de tomar decisões norteados ou baseados em quatro conceitos básicos: planejar, organizar, dirigir e controlar [...]”

Podemos pensar de forma sucinta e dizer que administrar é saber lidar com pessoas, com informações e tomar decisão. Parece simples fazendo a leitura dessa frase, porém colocar em prática é bem mais complexo. A tomada de decisão pode e muitas vezes geram consequências para os envolvidos com a organização, pois há muitas informações a serem consideradas e analisadas. Sabe-se que não conseguimos ter controle de todas as informações e que as pessoas são fundamentais e únicas para alcançar o objetivo da empresa. Portanto o conhecimento e experiência, bem como o constante estudo são fundamentais para o gestor.

Você deve questionar por que apresentar mais de um conceito de administração se são todos parecidos?

Os conceitos podem ser parecidos, mas não são iguais. Percebe-se assim que cada autor ou estudioso pode ter uma análise diferente o que faz com que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com