TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps gestão de estoque JIT

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 9

Conteúdo Programático

1. Conceito de Just In Time

2. Aspectos do Just In Time

3. Objetivos do Just In Time

4. Kanban

5. Objetivos do Kanban

6. Surgimento do Just In Time no Cenário Global

7. Just In Time vs. Sistema Clássico de Controle de Estoques

8. Just In Time no Brasil: aplicação e disseminação

9. Conclusão

10. Bibliografia

1. INTRODUÇÃO

Tentamos mostrar de forma simples e objetiva a importância dessa filosofia do Just In Time para o controle de estoques. Esse trabalho está dividido em: conceito de Just In Time; aspectos do Just In Time, objetivos do Just In Time, Kanban, objetivos do Kanban, surgimento do Just In Time no Cenário Global, Just In Time no Brasil: aplicação e disseminação, Just In Time vs. Sistema clássico de controle de estoques, objetivo do estudo: Empresa Controlflex Group e Conclusão.

1. Conceitos de Just In Time.

O sistema Just In Time (JIT) foi criado no Japão na década de 60, foi desenvolvido por Taiichi Ohno, ex-vice presidente da Toyota Motors Company, com a filosofia de produzir apenas o que o mercado necessita. A coordenação entre todos os colaboradores (trabalhadores, fornecedores e prestadores de serviço) deve ser ampla, pois ela é essencial para a aplicação do sistema. Produção que é acionada pela demanda, ou seja, a venda do produto puxa todo o processo produtivo. Segundo Moura (1989) "O conceito Just In Time significa fazer somente o que é necessário na quantidade necessária.". Isso não reflete na redução de estoques, mas reflete na redução dos custos gerais da empresa, na qualidade dos produtos fabricados. Originalmente o JIT era aplicado aos processos industriais caracterizados com MTP (Make-to-Plan), visto que o funcionamento eficaz da programação de produção. No entanto, na medida em que as estratégias de produção evoluíram com mais ênfase na flexibilidade, na redução das quantidades produzidas por lote e em rápidas alterações na produção, os conceitos do JIT evoluíram e passaram a incluir a produção ATO (Asemble-To-Oder) e a MTO Make-To-Oder) e, na manufatura atualmente são chamadas de Sistemas Enxutos.

1.2 Aspectos do Just In Time

Segundo Moura (1989), esse sistema se baseia em três aspectos principais:

• Empenho para evitar perdas;

• Compromisso de fabricar produtos de qualidade e perfeição;

• Envolvimento de todas as pessoas de todos os níveis da operação na tomada de decisões.

1.3 Objetivos do Just In Time

Os objetivos fundamentais do JIT são excelência na qualidade, flexibilidade de produção e eliminação de problemas de preparação de máquinas (setup), diferente da abordagem tradicional de administrar a produção, em que os estoques têm sido utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo do processo produtivo frente aos problemas de produção. A filosofia do JIT se diferencia da abordagem tradicional em muitos aspectos.

1.4 Kanban

O método Just in Time tem uma derivação: Kanban, também criado por Taiichi Ohno, que queria um sistema próprio de produção mas com o mesmo padrão de industrias americanas e europeias. Esse método foi incialmente aplicado em empresas japonesas que trabalhavam com fabricação em série e está estreitamente ligado ao JIT. Kanban é um termo de origem japonesa e significa, literalmente, "cartão" ou "sinalização", e, 'é um sistema de controle de chão de fábrica. Este conceito está relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento do fluxo de produção da empresa. Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, como por exemplo; "para executar", "em andamento" ou "finalizado". Esse sistema é essencial para a implantação do JIT. É um sistema não computadorizado que transmite informações da produção aos pontos de trabalho. Pode ser comparado com a forma de abastecimento das prateleiras de um supermercado: a medida que os clientes pegam as mercadorias das prateleiras essas são repostas, obedecendo assim uma demanda real. A nova maneira de produção partiu desse principio. Segundo Klaus Schlünzen Junior do "antigo sistema de "empurrar", que significa processar antes do pedido, ocorrendo uma antecipação à necessidade, criou-se um sistema onde a produção é "puxada" (Pull

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com