TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazenagem: Considerações sobre a atividade de Picking

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA DE LOGÍSTICA EMPRESARIAL

PROFESSORA DEISE BATISTA

Alunas: Stéfany Oliveira e Tamires Veras

Resumo do Artigo: Armazenagem: Considerações sobre a atividade de Picking.

 

 Devido ao aumento dos números de pedidos, resultado do aumento crescente do uso de comércio eletrônico, as operações de armazenagem precisaram passar por um processo de reestruturação. Uma das formas de adaptar essas novas demandas, foi a criação de centros de distribuição com foco em atividade de picking.

A atividade de picking é baseada nos processos inerentes a preparação do produto para a entrega e é responsável por 60% dos custos de distribuição. As subatividades envolvidas no processo de picking são espera, busca, coleta e deslocamento. Este último é responsável pelo consumo de 50% do tempo gasto pelo operador.

Para a diminuição do tempo gasto no deslocamento, foram criadas alternativas, entre elas: a) algoritmos para a definição de rotas, minimizando a distância na separação do pedido; b) métodos alternativos na organização do trabalho, e c) lógicas de endereçamento que posicionem os produtos na área de estocagem usando critérios que minimizem a distância média de movimentação, considerando o número de expedições de cada item, o seu volume em estoque e a complementaridade entre os itens.

Devido à complexidade do picking, faz-se necessária a divisão de uma sessão específica para o picking. Os direcionadores que definem o grau de complexidade são o tamanho das unidades de separação, o número de pedidos expedidos por dia, unidade de itens e intervalo de tempo de separação de um pedido.

Os pedidos são separados de acordo com o tamanho ou categorias básicas, são elas: 1) Separação de paletes, 2) Separação de camadas de paletes, 3) Separação de caixas, 4) Separação de caixas fracionadas e 5) Separação de itens. Estes organizados em grande para o de menor volume, respectivamente.

Bem como mencionado anteriormente, uma das alternativas para a diminuição do gasto do tempo de trabalho, foram criados métodos para a organização e otimização do trabalho:

1) Picking discreto: aquele em que o operador coleta um pedido por vez. A vantagem desse método é a baixa propensão a erros, mas em compensação o gasto de tempo é muito limitador.

2) Picking por zona: o armazenamento é dividido por seções e cada operador fica responsável por uma seção, depois são agrupados conforme pedido e distribuído. Esse método é bastante utilizado e sua maior vantagem é a flexibilidade. Porém, pode apresentar um certo desbalanceamento entre as atividades dos operadores.

3) Picking por lote: Nesse método, o operador coleta um grupo de pedidos por vez, possibilitando uma alta produtividade e a minimização do tempo de viagem. Porém, nesse método há uma maior propensão ao erro.

Há um quarto método que estabelece uma combinação entre outros métodos, o Picking por onda. Uma de suas combinações mais vantajosas é o picking zona+lote+onda, oferecendo maior flexibilidade e produtividade.

Existem vários sistemas desenvolvidos para a atividade de picking, para saber qual o sistema ideal para cada atividade, deve-se levar em consideração as características específicas da operação (como variedade de itens, tamanho das unidades de separação e velocidade de operação) e qual o produto manuseado (como peso, forma e grau de fragilidade), além da tolerância a erros da separação e do orçamento disponível.

Um importante equipamento utilizado picking é o Flow-rack. Esse equipamento é utilizado para armazenamento manual da caixas, geralmente de plástico, em conjunto com linhas de transportadores, servindo para produtos que serão embalados para expedição posterior. A estrutura de um flow-rack é composta por prateleira ligeiramente inclinadas, onde os produtos deslizam até a frente por gravidade. Por possuir um baixo custo e uma grande funcionalidade, esse equipamento se tornou bastante difundido, sendo utilizado sozinho ou até mesmo associado com sofisticados sistemas de picking.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com